Um novo mundo é possível, mais sustentável e conectado com a natureza – e ainda dá tempo de mudarmos nossas atitudes ♡

Sobre o Podcast

O Contos da Capivara é um podcast de contos infantis sobre sustentabilidade e meio ambiente que inspiram mudanças de hábito nas famílias através de microrrevoluções.

Ele traz o cenário atual do lixo e das questões ambientais, como as mudanças climáticas, a importância do cuidado com a água, como é legal brincar com sucata, porque o desmatamento é um problema e muito mais.

São histórias escritas por autores de livros infantis brasileiros e todo episódio conta com dicas de microrrevoluções (pequenas atitudes que podemos fazer por um mundo mais sustentável).

Os Autores

Ciro Campos e Caru Ricardo

Carú Ricardo atua no meio musical como cantora há mais de 15 anos, com participações em diversos espetáculos, discos, shows e produções publicitárias. 
Desenvolve um projeto de músicas para crianças, o Planeta Oca, espetáculo musical com a temática socio ambiental .

Ciro Campos tem 48 anos e é nascido em Belém, Pará. Biólogo com mestrado em Ecologia e especialização em Ciências Sociais, trabalha em projetos de proteção da floresta e geração de energia, atuando há 25 anos na Amazônia. Vive em Boa Vista, Roraima, onde é fundador do Movimento Puraké, e trabalha no Instituto Socioambental (ISA) desde 2009. 

Claudia Vasconcellos

Cláudia Maria de Vasconcellos escreve para crianças e jovens desde 1994. É autora teatral, contista e assina pequenos romances. Suas peças têm sido montadas com 
destaque e em parceria com companhias e diretores relevantes da cena paulistana. 
Tanto sua obra teatral como em prosa estão publicadas em editoras como Companhia 
das Letrinhas, Iluminuras e SM, e vêm sendo certificadas pela FNLIJ como obra 
altamente recomendável. Acumula vários prêmios literários e teatrais.
 Em 2019, estreou o musical infanto-juvenil As Formidáveis, que esteve em cartaz no 
SESC Bom Retiro. Seus livros mais recentes são Bravíssimo (Iluminuras, 2018) e 
Foxes in the Box and other Shocks, em parceria com Tatiana Blanar, ilustradora 
italiana, (Amazon, 2021).

Edson Natale

Músico, escritor, produtor cultural e gerente de música do Itaú Cultural. Tem 10 discos lançados e é autor dos livros infantis Dharana  A história do incrível Peixe Orelha, com ilustrações de Carlos Barmak e Balila, a minhoca bípede, com ilustrações de Rodrigo Kenan. É organizador do Guia Brasileiro de Produção Cultural e do livro Direito, arte e liberdade, ambos com Cris Olivieri.

Julia Medeiros

Júlia Medeiros (São João del Rei, Minas Gerais) é uma escritora, atriz, compositora, dramaturga e gestora cultural brasileira. Foi integrante do Grupo Ponto de Partida por 16 anos e também atuou no coro Meninos de Araçuaí e na Bituca – Universidade de Música Popular. Em 2018, publicou, junto com a ilustradora Elisa Carareto, o livro infantil A Avó Amarela (ÔZé Editora). Por este livro, recebeu em 2019 o Prêmio FNLIJ como autora revelação e o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil.

Kiusam de Oliveira

Nascida em Santo André-SP, a formadora  Kiusam Regina de Oliveira é Professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui Mestrado em Psicologia e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, sendo também Especialista em Educação Especial. A partir de 2009, iniciou uma sequência de lançamentos literários, com grande repercussão nacional e internacional. 

Kiusam de Oliveira integrou a lista dos 10 escritores mais importantes para educação e formação de crianças, em direitos humanos pela ONU.

Marcelo Maluf

Marcelo Maluf nasceu em Santa Bárbara D’Oeste, interior do estado de São Paulo, em 
1974. É mestre em Artes pela Unesp e professor de criação literária. Autor dos infanto
juvenis “Jorge do pântano que fica logo ali (FTD, 2008), “As mil e uma histórias de 
Manuela” (Autêntica, 2013) e “Meu pai sabe voar” (FTD, 2009) este em parceria com 
Daniela Pinotti. Seu primeiro romance “A imensidão íntima dos carneiros” 
(Reformatório, 2015), foi finalista do prêmio APCA (2015), do Prêmio Jabuti (2016) e 
vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016).  

Maria Carolina e Maria Clara Moraes

Verdes Marias

 e Maria Carolina é arquiteta e fotógrafa. Tem formação em liderança climática para o século XXI pelo Youth Climate Leaders e Impacto Social pelo Instituto Amani. É uma das irmãs idealizadoras do Verdes Marias

Maria Clara se formou em jornalismo e está fazendo pós-graduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas, FGV.  Trabalhou por anos em TVs grandes como Band, SBT e Globo. É atriz e escritora. 

Thata Alves

Thata Alves, filha de Ione Alves e Custodio Souza, é uma artista multimídia, que transita entre vídeo, performance e poesia. Esse bailar nas palavras lhe permitiu ousadias como ser a precursora do Sarau da Ponte pra Cá há 7 anos. Ela articula, produz e organiza a realização deste evento. Em 2016, Thata Alves reuniu seus versos e os publicou de maneira independente seu primeiro filho/livro de poesias chamado “Em Reticências”. Já em 2017 lançou sua segunda obra  literária, o livro “Troca”; e em 2018 lançou seu primeiro livro infantil, com base nas vivências de seus filhos gêmeos, Bryan e Brenno, denominado “Ibejis – Poesias do meu ventre” toda essa trilogia é lançada pelo selo Academia Periférica de Letras. Thata também participa e propõe espaços de discussão , além de trabalhos em parceria com os coletivos Praçarau, Slam das Minas, CITA (Cantinho de Integração de Todas as Artes) e a Casa de Cultura Candearte.

Quem Somos

Verdes Marias

O Verdes Marias é um movimento idealizado por três irmãs: Mariana, Maria Carolina e Maria Clara que buscam inspirar pessoas a ingressarem numa vida mais sustentável, por meio de microrrevoluções em suas vidas. Ele é baseado nos eixos: “Por menos lixo, mais orgânicos e uma vida mais consciente”.

Elas produzem conteúdo no Instagram, Tiktok, Youtube, podcast Microrrevoluções e youtube, além de eventos e palestras.

Poétika

A Poetika é uma produtora audiovisual que realiza projetos autorais. Flávio Ermírio, sócio, é diretor, produtor, dramaturgo, com passagens por núcleos de formação como NYU, ESPA Primary Stages e Yale University. Dirigiu dois curta metragens premiados internacionalmente. Este projeto foi desenvolvido em parceria com a produção executiva de Nina Valentini, empreendedora social, mobilizadora de pessoas e recursos para causas urgentes e relevantes. Foi premiada pela Folha de S.Paulo e pelo Trip Transformadores pelo seu trabalho à frente do Movimento Arredondar.

Episódios

Ouça abaixo os episódios e conheça as ONGs parceiras que nos ajudaram na construção de cada um deles.

#1

Bricabraque é um lugar onde a mágica acontece: você já viu reciclagem de brinquedos? Lá tem! Escrito por Claudia Vasconcellos com o apoio institucional do Menos1lixo, a história traz um novo olhar para o consumo. 

Este episódio contou com as vozes e atuação de Clara Moraes (Capivara), Helena Miguel, Bruno Sperança, Talitha Pereira. As crianças que participaram foram Violeta Valentini de Moraes, Manuela Bombonato Moraes Nascimento e Lucas Moraes Nascimento Jordão.

O texto da história é da Claudia Vasconcellos.

As gravações e edição foram realizadas no Ser-Tao Estúdio por André Balboni. A trilha sonora foi feita por Nando Vicencio. A música da vinheta conta com a voz da Marina Siqueira. A direção artística é de Flávio Ermírio. Produção de César Barbosa. Produção Executiva de Nina Valentini.

Esse podcast foi produzido por Verdes Marias e Poétika

#2

Arvorícia conta a história de uma bióloga que queria virar árvore! E com um pouco de magia ela consegue entender a importância da natureza. Com apoio institucional do Greenpeace. 

Este episódio contou com as vozes e atuação de Clara Moraes (Capivara), Helena Miguel, Bruno Sperança e Talitha Pereira. As crianças que participaram foram Violeta Valentini de Moraes, Manuela Bombonato Moraes Nascimento e Lucas Moraes Nascimento Jordão.

O texto da história é de Maria Carolina e Maria Clara Moraes do Verdes Marias. As gravações e edição foram realizadas no Ser-Tao Estúdio por André Balboni. A trilha sonora foi feita por Nando Vicencio. A música da vinheta conta com a voz de Marina Siqueira. A direção artística é de Flávio Ermírio. Produção de Cesar Barbosa. Produção Executiva de Nina Valentini. 

Esse podcast foi produzido por Verdes Marias e Poétika.

.

#3

Uma garrafa é abandonada e começa uma longa aventura pelo oceano até virar Rafa, a garrafa. Essa história apoiada pela Sea Shepherd traz a realidade do plástico no oceano e a importância de evitarmos o plástico descartável.

Este episódio contou com as vozes e atuação de Maria Clara Moraes (Capivara), Helena Miguel, Bruno Sperança e Talitha Pereira. As crianças que participaram foram Violeta Valentini de Moraes, Manuela Bombonato Moraes Nascimento e Lucas Moraes Nascimento Jordão.

O texto da história é de Ciro Campos e Carú Ricardo.

As gravações e edição foram realizadas no Ser-Tao Estúdio por André Balboni. A trilha sonora foi feita por Nando Vicencio. A música da vinheta conta com a voz de Marina Siqueira. A direção artística é de Flávio Ermírio. Produção de Cesar Barbosa. Produção Executiva de Nina Valentini.

Um podcast de Verdes Marias e Poétika. 

#4

#4 A viagem do vento

O vento conta histórias, você sabia? É ele que leva a mensagem das plantas, do bichos, de toda natureza de um canto para o outro e apoia na polinização das plantas também, além de nos refrescar. Uma linda história apoiada pelo Instituto Ipê.

Este episódio contou com as vozes e atuaçao de Maria Clara Moraes (Capivara), Helena Miguel, Bruno Sperança e Talitha Pereira. As crianças que participaram foram Violeta Valentini de Moraes, Manuela Bombonato Moraes Nascimento e Lucas Moraes Nascimento Jordão.

O texto da história é de Edson Natale.

As gravações e edição foram realizadas no Ser-Tao Estúdio por André Balboni. A trilha sonora foi feita por Nando Vicencio. A música da vinheta conta com a voz de Marina Siqueira. A direção artística é de Flávio Ermírio. Produção de Cesar Barbosa. Produção Executiva de Nina Valentini.

Um projeto de Verdes Marias e Poétik

.

#5

#5 A dança de gaia

A dança de gaia conta a história de uma menina muito especial que adora dançar e a dança dela faz todo mundo viver melhor e mais feliz! Mas um dia Gaia acorda com febre. Uma linda história sobre as mudanças climáticas, apoiada pelo Famílias pelo Clima.

Este episódio contou com as vozes e atuação de Maria Clara Moraes (Capivara), Helena Miguel, Bruno Sperança e Talitha Pereira. As crianças que participaram foram Violeta Valentini de Moraes, Manuela Bombonato Moraes Nascimento e Lucas Moraes Nascimento Jordão.

O texto da história é de Marcelo Maluf.

As gravações e edição foram realizadas no Ser-Tao Estúdio por André Balboni. A trilha sonora foi feita por Nando Vicencio. A música da vinheta conta com a voz de Marina Siqueira. A direção artística é de Flávio Ermírio. Produção de Cesar Barbosa. Produção Executiva de Nina Valentini. Uma produção Verdes Marias e Poétika.

#6

Ficha Técnica

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed a nisl nibh. Maecenas commodo nisl scelerisque dui bibendum blandit. Curabitur sit amet auctor lacus. Duis a felis metus.

Em Breve

#7

Ficha Técnica

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed a nisl nibh. Maecenas commodo nisl scelerisque dui bibendum blandit. Curabitur sit amet auctor lacus. Duis a felis metus.

Em Breve

#8

Ficha Técnica

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed a nisl nibh. Maecenas commodo nisl scelerisque dui bibendum blandit. Curabitur sit amet auctor lacus. Duis a felis metus.

Em Breve

2022 © Contos da Capivara – Verdes Marias. Todos os direitos reservados.