A esponja convencional é feita de plástico: não se decompõe e é difícil de reciclar. No final da vida útil está suja, nojentinha e infectada de bactérias. Isso faz com que acabe indo pro lixão! Fiz as contas e acho que nossa família pode encher um porta-malas de esponjas verde amarelas acumuladas ao longo da vida. Descobrimos uma opção mais ecológica que é a bucha vegetal. Ela é o fruto de uma trepadeira, então é 100% compostável.
Claro que estranhamos no começo porque ela tem uma textura diferente da outra, mas limpa direitinho. Para se desfazer das convencionais, o @terracycle tem um projeto pra recolher esponjas, você junta uma quantidade e envia (eles pagam). Precisa acumular 2kg, então você pode até fazer um mutirão na sua família, seu prédio, seu trabalho e levar todos no ponto de coleta.
Outra opção é levar no @estelapassoni , um restaurante que se disponibilizou para ser um ponto de coleta (💚).
O importante é descartar certinho, deixando a esponja limpa. Essa da foto é da @positiv.a , mas o google traz muitas outras opções.
Quer saber como funciona o processo de reciclagem da esponja? Espia:
Sempre usei essa bucha, na fazenda temos essa planta e é deliciosa! Quanto mais vc usa mais molinha d mais gostosa ela fica! #tbrecomendo