Cada uma viajou para um lugar diferente nessas férias e tomou atitudes diferentes para reduzir o seu impacto ambiental. Eu fui para Pouso da Cajaíba, no litoral do Rio de Janeiro, a Carol foi para Serra Grande, na Bahia e a Mari também foi para a Bahia.
O cuidado com o impacto começa antes da viagem, na hora de fazer a mala. Se você for ficar numa casa alugada igual nós ficamos, recomendamos levar os itens a seguir. No final do post há alguns sites que vendem esses itens e tem o nosso Guia de Marcas 2021.
- Filtro de café de pano reutilizável. Assim você evitar usar filtro de papel e gerar lixo. Eu uso o mesmo há um tempão, é meu companheiro de viagens.
- Paninhos encerados. Muitas casas pra alugar não tem pote para guardar comida na geladeira, então levar paninhos é um jeito de não desperdiçar comida. Lembrando que sempre dá para recorrer ao velho método de guardar na geladeira a panela com um prato em cima.
- Sabão de coco. Para lavar a louça e se precisar lavar alguma roupa também. É o ideal para não poluir a água, já que os produtos convencionais contém ingredientes nocivos ao meio ambiente. Dá para comprar no mercado durante a viagem mesmo.
- Garrafa de água reutilizável. Para levar na praia, nos passeios e não precisar ficar comprando garrafas de água de plástico.
- Sacola de pano reutilizável para fazer compras. Ela também pode ser sua sacola de praia. Quando chegar na cidade e precisar fazer compras, você leva suas sacolas e evita saco plástico. Lembrando que sempre dá para pedir caixas, caso esqueça a sua ecobag.
- Guardanapos de pano. É só levar uns dois ou três e ir lavando conforme o uso.
Esses itens são para a casa. Agora vamos para a necessaire de banheiro. Lembrando que os itens de banheiro são importantes porque tudo que a gente usa no nosso corpo vai para o ralo e pode poluir as águas e o solo se os ingredientes forem tóxicos como parabenos, triclosan e derivados de petróleo.
- Shampoo e condicionador em barra – evitam embalagens plásticas, são de ingredientes naturais e não geram lixo. As marcas que gostamos estão no final do post
- Escova de dentes de bambu – sempre falamos dela. Evita o plástico do cabo que não é reciclado e dura 400 anos.
- Desodorante cremoso, receita aqui, ou spray de leite de magnésia, receita aqui.
Agora vamos aos resíduos gerados durante a viagem. A primeira dica é separar durante toda a estadia os lixos em três categorias: orgânicos, recicláveis e rejeitos.
- Os orgânicos, se você estiver numa casa com jardim ou quintal, você pode fazer um buraco não muito fundo e enterrá-los, como mostramos aqui.
- Os recicláveis, você junta todos e no final da viagem você descobre onde é o ecoponto mais próximo e leva lá. Essa informação normalmente você consegue ligando na prefeitura das cidades.
- Já os rejeitos, que são os papéis higiênicos e embalagens muito sujas ou engorduradas, não tem jeito. Esses vão para o descarte comum: lixões ou aterros das cidades.
Além dessas dicas, também recomendamos o kit lixo zero com: copo retrátil, canudo e talheres para levar para a praia e evitar lixo.
Muitas cidades ainda tem lixões e ainda não tem um sistema de reciclagem, principalmente longe dos centros urbanos, por isso que é tão importante evitar ao máximo a geração de lixo.
Neste video eu mostro algumas dessas atitudes durante uma viagem nas férias de inverno.
Tem mais alguma ideia de como evitar lixo e reduzir o impacto ambiental durante as viagens de férias? Manda para a gente: contato@verdesmarias.eco.br Nós adoramos receber os e-mails de vocês!
Qual testamos?
Filtro de café e outros produtos eco – Agora sou eco
Se você é de São Paulo, a Leve Bem tem muitos produtos ecológicos pronta entrega.
Shampoo e condicionador em barra:
– Bob
– Natural do Barbosa
– Notox
Para mais dicas de marcas eco, acesse nosso Guia de Marcas 2021