Como reduzir o seu lixo orgânico

Compostar é devolver para a natureza o que veio dela. É transformar resto de alimento em adubo. É reduzir em 50% o lixo da sua casa. É ajudar o planeta e a natureza. Compostar é um ato de amor.

Nós três temos a composteira doméstica da Humi em nossas casas e adoramos. Já falamos bastante sobre o assunto por aqui. A compostagem é uma super aliada do meio ambiente e da redução do lixo.

No entanto, entendemos que para algumas pessoas pode ser um desafio ter uma composteira em casa. Por isso, trazemos aqui algumas dicas de como devolver alguns alimentos para a natureza e reduzir o lixo orgânico que vai para os aterros sanitários.

 

  1. Juntar cascas de ovo para triturar e dar cálcio para as plantas. A Carol mostra como ela faz isso neste video. É só juntar uma boa quantidade de cascas, misturar com água, triturar (quanto mais farelo melhor) e jogar nos vasos.
  2. Usar a casca de banana para fazer farofa ou carne seca. Os dois pratos ficam muito saborosos.
  3. As folhas da cenoura você pode fazer um pesto, que você pode comer com torradinhas ou no molho do macarrão. Ou pode usar também como cobertura orgânica para os vasos (item 1)
  4. As folhas de brócolis e de beterraba você pode cortar, temperar com azeite, sal e pimenta do reino e deixar no forno por cerca de 40 minutos. Elas ficam crocantes e muito saborosas! Outra opção é misturar com outras folhas, como alface e rúcula e comer na salada.
  5. Os talos de espinafre e brócolis eu SEMPRE pico, refogo e misturo com o arroz. É um jeito de fazer meus enteados comerem um pouco de hortaliças e de incrementar aquele arroz sem graça.
  6. Dá pra fazer caldo também com algumas cascas. A Cristal Muniz dá algumas ideias neste post muito bacanas.
  7. A última ideia nós fazemos muito em viagens quando há uma área externa que possibilita essa opção: enterrar os restos de comida no quintal. O ideal é fazer o processo de compostagem direitinho, pois esse processo não garante a compostagem, gera um pouco de metano e pode não ser legal para lençol freático. Ainda assim, em períodos de viagem, ou algumas ocasiões é melhor enterrar do que misturar com o lixo seco e mandar para o aterro ou lixão.

Se você tiver outras ideias de como evitar que o resíduo orgânico seja enviado para aterros ou lixões, escreva para a gente! Adoramos essa troca.

Qual testamos?

E claro, se você quiser ter uma composteira, recomendamos a da Humi

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu email para receber um boletim muito especial sobre sustentabilidade ♡

* campo obrigatório