Sabe quem é que leva o seu lixo separado até a reciclagem? Os cerca de 800 mil catadores que existem no país. São eles que coletam 90% do que é reciclado no Brasil. Eles são trabalhadores autônomos e sobrevivem com a venda do que coletam. Plástico e papelão por exemplo, valem cerca de R$ 0,20 o quilo e o vidro cerca de R$ 0,05 o quilo.
Então, se você tem algum material que quer reciclar mas não sabe onde levar, chama um catador. Nós recomendamos baixar o aplicativo CATAKI, que foi desenvolvido numa parceria com o PIMP MY CARROÇA, movimento que existe desde 2012 para dar mais visibilidade para esses trabalhadores.
O aplicativo é super simples de usar. Você se cadastra (pode ser via Facebook), coloca o seu endereço e o app aponta os catadores próximos de você. Aí você seleciona o material que precisa ser recolhido e combina com o catador a remuneração adequada pela coleta. Eles buscam desde papel e alumínio até móveis, entulho e eletrônicos.
Nós testamos o app no dia do lançamento do Verdes Marias e funcionou muito bem. Nós combinamos com o catador de ir recolher às 2 da manhã todo o lixo reciclável que o bar Guilhotina havia separado. No horário marcado lá estava o Gabriel com a sua carroça.
O Brasil produz cerca de 78 milhões de toneladas de lixo, mas só 3% disso é reciclado. Esse aplicativo é um jeito fácil de começar a reciclar o seu lixo em casa ou no trabalho, é só combinar com o catador.
Saiba mais: Brasil é o quarto país do mundo que mais gera lixo plástico ;