A quarentena está nos ajudando, eu (Clara) e a Carol, a sermos mais criativas que nunca. E eu estou canalizando toda essa criatividade para fazer #upcycling de vasos.

Upcycling é o processo de criar algo novo e melhor a partir de itens usados. É ainda melhor do que a reutilização ou a reciclagem, porque o upcycling melhora a função original do material. Por exemplo, ao transformar um pote de requeijão num vaso, ele ficará mais bonito, durará mais tempo e será mais útil, afinal o requeijão já era! Outros exemplos: transformar pneu usado em bolsa, capsula de café em brinco, caixa de papelão em tela de pintura.

Vamos falar aqui em transformar potes em vaso. Pode ser de vidro ou de plástico.

Aqui vão dar algumas dicas:

  • Todo pote de plástico do estilo garrafa pode virar um vaso: tubo de detergente, pote de requeijão, pote de Nutella, tubo de shampoo. Basta fazer furinhos no fundo para escoar água usando um prego ou uma faca pontuda. Eu sempre corto uns dois ou três dedos no cumprimento, para o vaso não ficar tão fundo.
  • Se o pote for de vidro, é só colocar um pouquinho de água e colocar um ramo de planta. Muitas plantas que a gente nem imaginava crescem e vivem super bem na água, é só esperar até uma semana para ver se cresceu alguma raiz. Usamos muito garrafa de suco de uva, vidro de leite de coco e vidros que eram de azeite. É só lavar e retirar o rótulo.
  • Os potes de plástico podem ficar um charme se você fizer uma “capa” de barbante ou até ir mais longe e fazer um hanger (pendente). Tem alguns bons tutoriais no youtube, eu achei esse rápido e simples.
  • Dá também para cobrir potes de plástico com tecido usado (fazendo costura, como esse exemplo, ou só com cola, seguindo esse exemplo).

O mais interessante do upcycle é o pode que ele tem de transformar a relação com o resíduo. Hoje isso afeta minhas escolhas na hora da compra. Quando vou comprar algum produto, sempre vejo se vou conseguir reutilizar a embalagem, fazer upcycle ou, no mínimo reciclá-la. Se não for possível eu escolho outro produto.

Qual testamos?

Faça você mesmo, cachepot de vaso:

hanger de barbante: esse

cachepot de tecido com costura: esse

sem costura: esse

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu email para receber um boletim muito especial sobre sustentabilidade ♡

* campo obrigatório