- O que é uma composteira doméstica?
Aqui nós vamos falar de compostagem com minhocas, que é apenas um tipo. Uma composteira doméstica (de minhocas) é um sistema que transforma restos de comida em adubo para plantas. - Quais as vantagens?
– Reduz em cerca de 50% o lixo gerado pela sua casa
– Reduz o acúmulo de lixo que vai para os aterros, que estão sobrecarregados
– Produz fertilizante (adubo) de graça para todas as plantas da sua casa
– Reduz a sua emissão de poluentes - Como funciona?
Funciona assim: a composteira é normalmente composta por 3 caixas acopladas que se comunicam por furinhos. A de cima é onde se deposita os restos de alimento (e serragem por cima), a do meio é onde a minhoca está trabalhando mais e formando o adubo sólido (húmus) e a debaixo recebe pelos furinhos das caixas superiores o adubo líquido, ou o biofertilizante. As duas caixas de cima devem ser trocadas a cada cerca de 2 meses. Quando a caixa de cima estiver lotada de comida ela vai para o meio ficar quietinha e a do meio vai para cima receber comida, já que ela vai estar com húmus, que deve ser retirado e colocado nas plantas. O adubo líquido também deve ser coletado e diluído 1 para 10. - Cheira mal?
Nada! Uma composteira equilibrada e bem cuidada tem cheiro de terra! Se ela estiver cheirando mal, é porque há algo de errado e é preciso cuidar dela. Normalmente colocar mais serragem resolve. - Posso jogar qualquer resto de alimento na composteira?
Não! O que não pode ir na composteira: animais (carne, frango, peixe), cítricos (pode com moderação), comida estragada ou muito temperada, fezes e laticínios. - O que pode ir na composteira?
Caroços, sementes, cascas, frutas, verduras, legumes, folhas, guardanapo sujo de comida, arroz, feijão, restos de alimentos em pequenas quantidades, sachê de chá e borra de café. Tudo isso deve ser coberto de serragem toda vez que for colocado na composteira. - Junta mosca?
Não! Mais uma vez, se sua composteira estiver equilibrada e bem-cuidada, não cheira mal nem junta moscas. - Pode ficar no sol?
Ela precisa ficar no abrigo do sol e da chuva, preferencialmente em um lugar fresco. - Como funcionam os adubos (sólido e líquido)?
O adubo sólido é só você recolher com uma pá. Ele tem uma textura bem mole, parecendo terra molhada e geralmente vem com restos de serragem. É só colocar no vaso das suas plantas. O adubo líquido, biofertilizante, você coleta com a torneira que tem na parte de baixo da composteira e, antes de colocar nos vasos das plantas, é preciso diluir 1/10, ou seja, para cada colherada de adubo, 10 colheradas de água. - Quando eu troco as caixas?
A cada 2/3 meses, mais ou menos. Depende da frequência de uso na sua casa. Quando a caixa de cima estiver lotada, é hora de colocar ela no meio e deixar as minhocas trabalharem. Se a caixa do meio ainda não estiver pronta para ir para cima e receber mais alimentos, isso é um sinal de que talvez sua composteira precise de mais uma caixa. Se não for o caso, deixe sua composteira um tempo quieta, até que as minhocas abram espaço para mais restos de alimento.
DICAS EXTRAS: *o maior segredo é cobrir bem os alimentos com serragem. Se tiver mosca: serragem. Se tiver cheirando mal: serragem. Se tiver muito úmida: serragem. *A serragem dá para comprar em qualquer loja de animais ou, se você conhecer algum marceneiro, pedir para ele separar para você sem tratamento tipo verniz. *Sempre que for alimentar a composteira, passe um pano na tampa, para reduzir a umidade, que deve estar sempre em equilíbrio.
Compostar é um jeito de se aproximar da natureza e de ajudar o planeta. É apaixonante e muito gratificante. Eu amo ter adubo para minhas plantas sempre e saber que eu estou contribuindo para o planeta.
Qual testamos?
A nossa composteira – Humi (morada da floresta)