“Quero comprar um hidratante ou um shampoo, mas não quero ingredientes tóxicos. Como eu faço para avaliar a fórmula dos produtos?
“Tenho um produto que adoro, como saber se há nele ingredientes nocivos para o organismo?”
O primeiro material que nos ajudou a aprender mais sobre os cosméticos foi o E book de beleza natural da Cristal Muniz.
O legal desse material é que tem várias receitinhas bacanas (precisamente 18) que a Cristal, do movimento Uma Vida Sem Lixo, usa e recomenda, todas naturais e fáceis de fazer. Eu, Clara, e a Mari já testamos algumas (desodorante cremoso, máscara para o cabelo, argilas). O que mais gostamos do ebook foi a lista de 15 ingredientes que estão entre os mais tóxicos e nocivos para o nosso organismo. Essa lista foi a primeira que aprendemos a consultar antes de comprar algum produto novo. Vale a pena baixar o ebook e conferir a lista completinha (além de rotinas de beleza e muitas dicas). Só de evitar os 15 mais comuns e piores, já é uma ótima. Eu e minhas irmãs já decoramos essa lista!
Alguns ingredientes da lista:
Primeiro vem o nome do produto em inglês ou português e depois como é o nome usado na rotulagem de cosméticos de acordo com o INCI (Nomenclatura Internacional de Ingredientes de Cosméticos).
CHUMBO
(Lead acetate ou lead)
Usado em cosméticos com alta pigmentação como fixador ou corante como tintas de cabelo e batom. Neurotoxina, cancerígeno e cumulativo no corpo, podendo causar intoxicação.
PARABENOS
Paraben (Parabeno), Methylparaben (Metilparabeno), Butylparaben (Butilparabeno), Propylparaben (Propilparabeno)
Parabenos são usados em todos os tipos de cosméticos como conservantes. Podem interferir no funcionamento hormonal. Associados ao câncer de mama.
PETROLATOS
Petrolatum (Petrolato)
Em produtos para o cabelo, protetores labiais, batons, produtos para a pele. Produto derivado de petróleo que pode estar contaminado por impurezas causadoras de câncer. Cria uma camada superficial que impede pele e cabelo de respirarem, obstrui os poros. Procure por Petroleum oil (Petróleo), Petroleum Jelly (Óleo de Vaselina), Petrolatum (Petrolato), Mineral oil (Óleo Mineral), Mineral Jelly (Geleia Mineral), Liquid Paraffin (Parafina Líquida).
SULFATOS
Sodium Laureth Sulphate (SLES, Lauril Éter Sulfato de Sódio) e Sodium Lauryl Sulphate (SLS, Lauril Sulfato de Sódio)
Em produtos que formam espuma como xampus, sabonetes líquidos, espumas para banho. Ressecam a pele e podem causar alergias e dermatites. SLES pode estar contaminado por 1,4-Dioxane (1,4-Dioxano), que pode causar câncer. SLS pode causar danos ao fígado. Nocivos a peixes e outros animais e plantas selvagens.
Plataformas online de pesquisa
Agora vamos para a plataforma EWG Skin Deep. O EWG é uma ONG americana, eles inclusive tem um selo “EWG Verified” para produtos que passam por uma série de critérios e foram testados como seguros para a saúde humana.
Para pesquisar os ingredientes de um produto ou o próprio nome do produto, basta colocar no campo de busca o nome do ingrediente igualzinho está no rótulo. Apesar de estar em inglês, os critérios surgem com um gráfico bastante auto-explicativo cujas cores apontam se é tóxico (vermelho) ou seguro (verde). Se algum critério aparecer como vermelho, ou tóxico, é só dar um google para entender qual o risco. Embora, para nós, a cor vermelha já é suficiente para suspendermos o uso do produto. Não importa qual é o risco, se há risco, eu pulo fora!
Nós gostamos e usamos regularmente essa plataforma porque é, para nós, a mais completa de todas. sempre encontramos todos os ingrediente por lá. É uma ótima maneira de ver se uma marca que se diz limpa ou natural é realmente: aprender a ler rótulos é uma arma poderosíssima!
Outra opção que é nova por aqui é a Limpp.com.vc funciona como a Skin Deep, mas é recém-lançada e brasileira. Está tudo em português e super explicadinho: quais são os critérios de avaliação e como eles funcionam. Eles também aceitam os ingredientes ou produtos. Talvez a base deles seja um pouco menor, mas já ajuda muito com os ingredientes e produtos mais populares.
Os critérios do Limpp.com.vc:
- Seguro em cosméticos
- Seguro em cosméticos, com restrições
- Classificados como seguros, mas ainda em avaliação
- Comprovadamente associados a danos graves
- Potencial inconclusivo
Pessoas que vale acompanhar
Além dessas plataformas, nós também indicamos algumas pessoas que estudam o mercado de beleza natural já algum tempo e que sempre trazem informações relevantes, são elas:
A Naturalíssima (por Marcela Rodrigues) – Admiramos tanto o trabalho dela, que sempre a usamos como fonte de conteúdo. Falamos bastante do dossiê de protetor solar que ela fez com dez marcas e a ajuda de especialistas. O site dela tem muita informação sobre marcas, produtos, ingredientes, rituais. Indicamos muito também a Jornada de Beleza Natural que ela ministra de tempos em tempos. Eu fiz e aprendi demais, amei.
Nyle Ferrari – jornalista e autora especializada há 10 anos no assunto. Quando ninguém ainda falava desse assunto, ela já estava lá pesquisando e descobrindo. A própria Cristal Muniz a cita no ebook. Indico também o tiktok dela.
O Livro
Não posso terminar esse post sem indicar o último livro que expandiu muito minha mente. “O Mito da Beleza” da Naomi Wolf. Esse livro mostra como os padrões de beleza sempre foram motivados por interesses políticos e monetários e nunca pela beleza em si. Mostra como uma série de produtos da indústria da beleza são na realidade impossíveis de entregar o que prometem e que o nosso empoderamento é um grande vilão para essa indústria, que poderia ir à falência se a nossa autoestima fosse melhor. Vou fazer um texto inteiro dedicado a esse livro, aguarde!
E aí, vamos fugir de produtos (e padrões) que nos fazem mal?
Qual testamos?
Pesquisa de ingredientes e produtos (mais completa, em inglês) – EWG Skin Deep.
Pesquisa de ingredientes em português – Limpp.com.vc