Aqui trazemos três alternativas para o plástico filme na hora de embalar alimentos. O plástico filme é pouco reciclado e leva de 200 a 400 anos para se decompor, isto é, fica por aí (na biosfera) para sempre, soltando químicas poluentes. Isso quando não vai parar num lixão ou nos oceanos. É mais um passo rumo à independência ao plástico! Ah, mais uma vantagem: ao adquirir um desses produtos, você pode reutilizá-los várias vezes e não precisa ficar comprando novos toda hora.
As alternativas são três, por ordem de preferência:
1- Panos encerados com cera de abelha. Eles são impermeabilizados, deixam o alimento “respirar” e são moldados no recipiente com o calor da mão. Se adaptam a vários tipos e tamanhos de recipientes. Você pode cobrir tigelas de vidro, cerâmica, porcelana ou até mesmo cobrir direto uma fruta ou legume. Eles duram muito tempo, a Carol usa muito e dizem que dura mais que um ano, se você cuidar bem. Eles podem ser picotados e descartados na composteira.
2- Toucas de pano. Você pode pegar um tecido velho da sua casa e pedir para uma costureira colocar elástico (se você souber fazer, melhor ainda). Aí é só cobrir o recipiente igual a opção anterior. Eles também deixam o alimento respirar!
3- Touca de banho! Funciona como a touca de pano. Nós indicamos menos pois as toucas de banho normalmente são de plástico, mas com relação a eficiência é uma boa opção também!
Tudo para eliminar o rolo de papel filme (ou alumínio) da nossa cozinha! Imagine só todo o processo para fabricar um rolo de papel filme e depois todo o tempo que fica no planeta (uma eternidade). É muito tempo no mundo e muito gasto energético para pouco uso. Vamos trocar os plásticos do dia-a-dia! Se todo mundo parar de comprar, param de fabricar!