Quando a Mari me chamou  – Clara – para começar o Verdes Marias com a Carol, ela me deu um kit lixo zero e me mandou espiar as redes sociais da Lauren Singer. Disse para mim que ela é uma grande inspiração do estilo de vida lixo zero.

A Lauren é nova-iorquina e tem um blog chamado Trash is For Tossers, todo voltado para esse lifestyle de não produção de lixo. Ela também é fundadora de uma loja sem embalagens chamada Package Free Shop. Ela ganhou bastante notoriedade com um vídeo no qual ela mostra todo o lixo que ela produziu em quatro anos dentro de um pote de vidro.

A história é a seguinte:

Lauren cursava Estudos Ambientais na Universidade De Nova York e sempre foi interessada na natureza e na preservação do meio ambiente. Ela estava no último ano do curso quando percebeu que uma colega dela trazia todos os dias para a aula uma porção de comida embalada em plástico. Aquilo a deixou desesperada, porque era garfo, copo, prato, tudo de plástico – e elas estavam estudando para serem ambientalistas! A Lauren ficou achando que aquela menina era a pior pessoa do mundo, mas foi chegando em casa que ela se deu conta de algo assustador: na geladeira dela acontecia o mesmo. Tudo quanto era tipo de alimento estava embalado em plástico. Não era só a geladeira, os cosméticos dela, os produtos de limpeza, a casa dela estava lotada de plástico. Aquela percepção fez um click na cabeça dela.

A Lauren conta que começou as mudanças pelo plástico – decidiu cortar esse material da vida dela e nunca mais consumir nada de plástico. Depois ela aprendeu mais sobre o estilo de vida de não produção de lixo e decidiu aderir a ele.

Como ela conseguiu colocar toda a produção de quatro ano de lixo em um pote de vidro? 

Não tem como não produzir nenhum resíduo, seria preciso viver em uma comunidade hippie ou algo do tipo para conseguir tal feito. A questão chave é não deixar o resíduo gerado ir parar nos aterros.

Eu fiz um curso para me tornar uma consultora do Instituto Lixo Zero e eles ensinam que para uma empresa, um comércio, uma fábrica ou evento receber uma Certificação Lixo Zero é preciso garantir que 90% dos resíduos gerados não serão encaminhados para os aterros sanitários. Isso significa: reduzir, reutilizar, compostar e reciclar o máximo de resíduo produzido, até chegar a apenas 10% de lixo gerado.

No vídeo, a Lauren mostra que dentro do pote de vidro com o lixo tem basicamente coisas de um tipo de plástico que não é reciclado no sistema de Nova York. Exemplos: etiquetas de roupas, etiquetas de hortifruti, cartão de crédito, fita adesiva e acessório de cabelo. Tem outras coisas também, vale a pena assistir o vídeo completo abaixo.

Ela explica que reutiliza embalagens de vidro, recusa sacolas plásticas e canudos, composta restos de alimento e materiais orgânicos (como algodão por exemplo), faz compras à granel, tudo para não produzir lixo.

O Verdes Marias existe há pouco mais de dois anos. Faz pouco mais de dois anos que eu comecei a andar na rua com o meu kit lixo zero e ecobag. Percebo que hoje em dia eu produzo muito menos da metade do lixo que eu produzia antes. É isso que queremos com esse movimento: que mais e mais pessoas vão fazendo um pouquinho até que esse pouquinho de muita gente se torne um montão. 

“Uma jornada de milhões de quilômetros começa com um passo” (provérbio chinês)

Assista o video da Lauren:

Existem muitos outros conteúdos dela, inclusive o instagram, que nos fazem rever nossa vida e nosso consumo. Somos muito gratas a ela (que nem nos conhece), mas que compartilha um estilo de vida que admiramos e que somos capazes (todxs nós) de seguir.

Qual testamos?

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu email para receber um boletim muito especial sobre sustentabilidade ♡

* campo obrigatório