*O texto abaixo é de autoria de Sarah Germano, jornalista devoradora de livros que acompanha as Verdes Marias e nos enviou essa super colaboração

Como consumir livros de forma consciente

Muito se fala sobre o upcycling e o consumo consciente para roupas, mas a verdade é que essas práticas são realmente transformadoras e podemos aplicá-las a muitas outras áreas de nossas vidas. Eu nunca fui uma grande entusiasta da moda, por isso me adaptar nessa área não foi um desafio, mas tenho uma verdadeira paixão por leitura, por isso me propus a repensar meu consumo de livros nos últimos anos e mudei completamente meus hábitos.

  1. Minha primeira dica é, assim como compramos roupas em brechós, passar a procurar livros usados em sebos como primeira escolha. Eu sempre procuro no site Estante Virtual, que conta com acervos de lojas do país inteiro. O site do Exército da Salvação também costuma ter muita coisa boa e é uma ótima alternativa.
  2. Você também pode juntar os livros que não tem lido e organizar uma troca com amigos e parentes. Quando tem algum título que eu quero muito ler, deixo a vergonha de lado e pergunto nos Stories do Instagram se alguém pode me emprestar. Quase sempre aparece alguém disposto a me ajudar.
  3. O site Skoob, por sua vez, é uma iniciativa muito interessante de troca de livros. Nele você lista todas as publicações que gostaria de trocar e conforme os envia para as pessoas que demonstrarem interesse, ganha créditos para escolher títulos disponibilizados por outros usuários.
  4. Outro grande aliado do consumo consciente de livros é o formato digital. Por isso minha última dica são as plataformas Kindle Unlimited e Scribd, que são uma espécie de Netflix para livros. O último é o meu preferido, pois além de contar com um acervo muito maior (especialmente para quem lê em inglês), ainda inclui audiobooks e podcasts.

Sarah Germano, jornalista
Para mais dicas de livros, conheça seu perfil @invasoesgermanicas

E se você tiver alguma dica que não apareceu na lista, escreve para a gente: contato@verdesmarias.eco.br

Qual testamos?

Estante Virtual

Exercito da Salvaçao (para comprar ou doar livros)

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu email para receber um boletim muito especial sobre sustentabilidade ♡

* campo obrigatório