Sapato é um daqueles itens que vira e mexe tem que comprar um novo, porque desgasta mesmo. Para fazer uma escolha mais consciente, vamos dar dicas de calçados sustentáveis.

A primeira é uma marca totalmente brasileira que vende sapatos veganos, sustentáveis e bonitos. Ela chama Insecta e tem dois certificados que nós adoramos: o selo EuReciclo e o selo de Empresa B. A Insecta usa nos seus sapatos materiais como: garrafas PET recicladas, algodão reciclado, borracha reaproveitada, peças de roupas usadas, tecidos de reuso e resíduos de produção que seriam jogados fora. Além disso, são apoiadores da causa feminista: a marca foi fundada por mulheres e é composta na sua maioria por mulheres.

Eles fazem o que a gente chama de upcycling, ou seja, dão uma solução criativa para o que iria para o lixo, transformando aquilo num produto ainda melhor.

Outra marca que também é 100% brasileira, vegana e sustentável chama Kasulo. Tem sandálias e sapatos super confortáveis feitos à mão. Inclusive, o modelo que eles chamam de kasulinho, carro-chefe da marca, é feito com sobras de moletom da indústria têxtil. Tem o modelo abacaxi que, acredite: é feito com fibras de abacaxi! A sola de todas as sandálias é feita de pneu reciclado. Quando a Carol apareceu com um kasulinho em casa, a Mari e eu ficamos babando, antes mesmo de saber tudo que a marca faz!

Essas são empresas ainda relativamente pequenas, mas existe alguma movimentação ocorrendo entre as grandes também. A Adidas, por exemplo, fez uma parceria com uma ONG chamada Parley for the Oceans e criou um tênis feito com 95% de plástico retirado dos oceanos e 5% de poliéster reciclado. O modelo foi lançado em 2017 e virou um sucesso de vendas, com mais de um milhão de pares vendidos.

Vamos torcer para que esse seja só o começo.

Saiba Mais:

Matéria do Valor Ecônimico sobre a Insecta

Tênis Adidas e Parley 

Qual testamos?

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *