Kit lixo zero – Porque ter um

O Brasil produz cerca de 76 milhões de toneladas de lixo por ano e só recicla 3% desse total. Esses são os últimos dados do Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil. Quer dizer, estamos gerando lixo demais e não estamos fazendo nossa parte. Se todo mundo soubesse que evitar lixo é fácil, é bem possível que esses dados mudassem.

Ir à farmácia, por exemplo, e não pedir sacola plástica é fácil: é só levar uma ecobag na bolsa. Tomar um cafezinho antes da reunião e não usar copo descartável também é fácil: é só levar um copo reutilizável (o nosso é de silicone). Existem algumas atitudes que fazem toda a diferença, é só deixar um espacinho na bolsa, no carro ou na mochila para um kit zero lixo.

O kit lixo zero pode ter:
1 ecobag, para evitar qualquer sacola plástica de qualquer lugar

1 copo de silicone ou de inox retrátil, para evitar copos descartáveis

1 canudo, para os sucos e drinks (tem de bambu, vidro, silicone, inox…)

3 talheres, para poder comer na rua sem usar descartável (colher, faca e garfo)

1 ou algumas sacolinhas de pano ou outro material, caso você vá comprar comida e sementes a granel

 

Muita gente nem sabe onde vai parar o nosso lixo. Segundo os mesmos dados do PRSB, enquanto no Sudeste do país 85% do lixo vai parar em aterros, no Nordeste esse número cai para 52% – e sabe para onde vai o restante? Para os lixões! E se você não sabe, os lixões são péssimos lugares para se descartar lixo: é uma área a céu aberto sem qualquer planejamento ou medida de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública.

Por isso, é aquela velha e boa história: se cada pessoa começar a se conscientizar, serão milhares de pessoas fazendo a diferença no mundo.

A grande questão é se organizar sempre quando sair de casa, e aprender a falar “não” para os plásticos de uso único. Isso vale até para embalagem de presente, copo plástico no avião, palitinho para o café: todos esses podem ser evitados.

 

Um vídeo para você se inspirar (tem muitos outros legais também no youtube, basta digitar #lixozero #zerowaste ):

 

 

Saiba mais: Choosing a life without plastic; AbrelpeWhat are you Wasting for? This year ‘Zero Waste’  Becomes a Movement ; The European Union Just Voted To Ban Single-Use Plastics By 2012

Qual testamos?

Copo – Menos 1 Lixo

Talheres – B.live

Canudo – Ateliê Sucata do SolMentah 

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *