Você sai de casa e  precisa comprar algo, melhor na embalagem de vidro, plástico ou lata? A recomendação é simples: prefira sempre lata de alumínio no lugar da garrafa de vidro (plástico esqueça pra sempre)!

Embora o vidro seja um material reciclável, a taxa de reciclagem no Brasil ainda é baixa, cerca de 40%. A verdade é que infelizmente não vale a pena reciclar vidro por aqui: é um material pesado e frágil, que oferece risco aos catadores e cujo transporte é caro. Não é atrativo para as cooperativas e tem pouco valor de mercado. Só existem cinco fábricas que reciclam vidro no país todo!

E a lata? Em primeiro lugar, a lata gela sua cervejinha muito mais rápido. Em segundo, a taxa de reciclagem da lata é de 98% no Brasil, somos o país que mais recicla esse material no mundo. O alumínio é altamente reciclável e pode passar pelo processo várias vezes. Quando você opta por uma lata, além de estar quase certo de que ela será reciclada (em apenas 60 dias uma lata pode sair e voltar pra prateleira depois de reciclada), você estará contribuindo com a renda da família de catadores, que hoje já são mais ou menos 800 mil. Inclusive, a coleta de latas injetou R$ 750 milhões na economia brasileira em 2017. Vá sempre de lata!

A recomendação da vez fica por conta do Cataki, um app que conecta o catador com o consumidor. Você baixa o aplicativo, diz onde está e chama um catador para recolher as latinhas (ou vários outros materiais) para destinar para a reciclagem. É fácil e ajuda o planeta. Vá de lata e depois chame o catador!

Pra você se inspirar:

 

Saiba Mais: Va de lata

Reciclável X reciclado: long necks

Vidro ou plástico? Reciclado x Reciclável: qual é mais sustentável?

Brasil é um dos maiores consumidores de plástico, mas só recicla 2% do total

 

 

Qual testamos?

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *