Como reciclar o seu lixo

Se você mora na cidade de São Paulo, nós temos uma boa notícia: você só precisa separar o seu lixo em dois e entrar no site do Reciclasampa para ver os pontos de coleta mais próximos. Lá no site você pesquisa também os horários da coleta, os materiais que podem ser reciclados e ver dicas como: é bacana retirar o excesso de sujeira dos materiais a serem reciclados.

O Reciclasampa é uma plataforma criada em fevereiro pela prefeitura para ampliar o volume de reciclagem na cidade. O motivo dessa iniciativa é bastante claro: apesar de 40% de todo o lixo que vai para os aterros municipais ser reciclável, só 7% é reciclado. É um tremendo desperdício, ainda mais sabendo que em 2017 a cidade enviou 3.7 milhões de toneladas de lixo para esses aterros. Com a ajuda do Reciclasampa, a prefeitura pretende reduzir esse montante para 500 mil toneladas.

São Paulo é a única cidade da América Latina com centrais que fazem a separação do material reciclável encaminhado pelos paulistanos. Essas centrais poderiam receber 500 mil toneladas de resíduos recicláveis por dia, mas atualmente estão quase ociosas, processando apenas uma fração disso. Se todo mundo espalhar por aí que reciclar o lixo doméstico é fácil e der a dica da plataforma, a gente pode até dobrar a meta da prefeitura.

Portanto, se você ainda não começou, comece a separar o seu lixo assim:

  1. Compre dois lixões.
  2. Em um você coloca toda a sua comida*, lixo de banheiro e materiais que não podem ser reciclados como, por exemplo, cacos de vidro, extratos de banco e latas de tinta;
  3. No outro lixo você coloca tudo que pode ser reciclado – o Reciclasampa tem a lista completa.
  4. Entre no Reciclasampa para checar o local mais perto de você e os horários de coleta
  5. Divulgue para todo mundo

Lembrando que a coleta seletiva é um dever básico de toda metrópole. A adesão da população nesses programas ajuda a reduzir alguns dos impactos no meio em que vivemos, como: piora da qualidade da água, do solo e do ar; entupimento de bueiros; aumento das enchentes e maior atração de insetos e roedores.

*Lembrando que melhor do que colocar a comida juntos com os rejeitos, você pode ter uma composteira, onde você coloca todos os alimentos orgânicos e reduz em quase 50% o lixo da sua casa.

Saiba mais:

Usinas de reciclagem de lixo de SP operam abaixo da capacidade

Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico

Aprenda a fazer uma composteira caseira

Recicla Sampa

Qual testamos?

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *