Desmistificando o coletor menstrual

Uma mulher que menstrua por quatro dias, todo mês, trocando de absorvente 4 vezes ao dia, joga 192 absorventes descartáveis por ano no lixo. Estamos falando de UMA mulher. Agora multiplica esse valor por todas as mulheres que menstruam no mundo! É muito absorvente no lixo!

É por isso que ter uma menstruação lixo zero importa tanto. Falamos aqui de outras opções como a calcinha absorvente, mas dessa vez o post é só para tirar as principais dúvidas que nos mandam com relação ao copo coletor.

As três usam, cada uma de uma marca, e as três amam.

O que é o coletor menstrual (ou copo coletor)?

É um copinho de silicone medicinal de mais ou menos 6 cm de altura e 4 de comprimento que segura o seu sangue menstrual. Ele pode durar até 12 horas! (mas claro que depende do fluxo de cada uma).

Como aplica?

É muito parecido com um absorvente interno. Não dói. Você dobra o copo (ele é altamente maleável), introduz e ele se abre dentro da vagina para receber o sangue. Ele tem um “cabinho” para você puxar na hora de tirar. No começo eu costumava apoiar uma perna na pia para facilitar, mas é questão de costume. Logo você se acostuma a por e tirar num piscar de olhos.

Quantas vezes preciso trocar?

Depende do seu fluxo. No meu caso é fraco então eu coloco de manhã e tiro no fim do dia. Se for mais intenso você pode tirar de 2 a 3 vezes ao dia. Aí você vai ao banheiro, tira o copo, lava bem e introduz novamente.

Aqui na página da Inciclo (marca que a Mari usa) tem passo-a-passo e uma foto ilustrativa de como ele ficar internamente.

É higiênico?

Super. Eu fervo por 5 minutos no começo e no fim de cada menstruação. Guardo ele numa bolsinha de pano junto com as minhas calcinhas.

Não gosto de dormir com ele, então uso a calcinha absorvente à noite. É uma escolha minha. Eu lavo com água corrente e deixo na pia para lavar novamente no dia seguinte e usar.

Vantagens:

– Você reduz o lixo que está produzindo (lembrando que não são só os absorventes, são os pacotes de plástico e todo o processo de fabricação dos descartáveis que está embutido ao comprar um absorvente.)
– Você nem sente que está menstruada (a não ser se tiver cólicas, claro). Não incomoda, não atrapalha, não marca a calça.
– Você aprende mais sobre o seu fluxo. Sabe quanto sangue produz e aprende que não é sujo, não tem cheiro e é um processo lindo da natureza.
– Você pode “plantar sua lua” que é o processo de depositar o seu sangue num vaso, na terra, numa plantinha. Esse sangue é cheio de nutrientes. É chamado assim, porque a lua leva 28 dias para dar uma volta ao redor da Terra e tem 4 fases como o nosso ciclo menstrual. Eu adoro plantar minha lua. Sinto que estou devolvendo para a Terra uma parte do que ela me dá de nutrição. As minhas plantinhas adoram. Minhas irmãs não dão bola pra isso. Cada uma tem seu estilo 🙂

Agora que nos acostumamos, as três acham o copinho coletor mais higiênico e gostoso de usar do que um absorvente tradicional que não sei exatamente como é feito, os ingredientes e etc (como no caso dos absorventes descartáveis).

Que tal testar o coletor? Depois conta para a gente como foi: contato@verdesmarias.eco.br

Qual testamos?

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu email para receber um boletim muito especial sobre sustentabilidade ♡

* campo obrigatório