Vamos falar sobre lenços umedecidos?

Chegou a hora de falar deles: os práticos e cheirosos lenços umedecidos, que usamos para limpar o bumbum dos nossos nenéns, para tirar maquiagem ou para limpar a pele. Eles são super práticos porque já vem molhados e prontos pra uso. Mas, antes de começar a explicar porque eles devem ser evitados, sugiro um teste: tente passar lenços umedecidos todos os dias, várias vezes ao dia, na sua própria pele. É bem possível que a sua pele fique irritada. Se você usa bastante no seu bebê e ele tem muita assadura, já pensou que pode haver uma relação entre os dois?

Fui a uma farmácia e olhei o rótulo de três marcas. Como o nosso objetivo não é criticar nenhuma marca específica e sim um produto, não vou divulgar os nomes. O fato é que um lenço umedecido é feito de TNT (tecido não tecido), além de:

  1. componentes químicos para evitar bactérias e fungos
  2. componentes químicos de ação detergente
  3. componentes químicos para dar fragrância
  4. outros componentes químicos

Pode procurar, por exemplo, por phenoxylethanol – achei nas três. É um tipo de plástico que pode afetar os hormônios e está associado ao câncer. Alguns ainda tem os temíveis parabenos! Imagine o que esses produtos químicos não fazem com a pele ultra-sensível de um bebê, ou no nosso rosto.

Além disso, lenço umedecido é um super problema ambiental. Quando jogado na privada, vira um problema porque vai parar nos rios e oceanos, confundindo peixes e tartarugas, além de entupir sistemas de encanamento. No lixo ele vira uma maçaroca nojenta que não se decompõe, além de liberar química quando vai parar no lixão ou aterro.

Então, como substituir? Temos dicas bacanas.

A primeira é não usar nada, ou usar algodão com água. Simples e eficaz tanto para tirar maquiagem quanto para criança: bebê sequinho não tem assadura e a Mari testou com Manu, raramente precisa usar creme no bumbum dela dessa forma.

Opção dois são as toalhas mágicas, ou seja lenços biodegradáveis cuja composição é apenas o TNT. Eles vem em bolinhas e é só acrescentar um pouco de água para virarem um lenço umedecido. A Mari testou muitas e muitas vezes com a Manu e achou super suave e prático. Vai usar novamente no Lucas, seu segundo filho e quem quiser, pode comprar conosco. Eu, Clara, uso para tirar maquiagem e também gosto.

Os lencinhos biodegradáveis podem até ser reutilizados algumas vez antes que se desintegrem totalmente. É só lavar delicadamente com água e sabão.

A segunda dica para substituir os chamados Wipes quem dá é o nosso site queridinho Ecycle. Lá eles ensinam a fazer um lenço umedecido caseiro usando papel toalha e olhos essenciais como o de melaleuca. Ainda não é a opção ideal, já que o papel toalha (ou o higiênico) contém alguns químicos, mas ainda assim menos do que os wipes que vemos nas farmácias.

Por fim, vale repetir porque nunca é demais: na privada, só papel higiênico, xixi e cocô. O resto, dá problema.

 

Saiba mais:

Um artigo científico em inglês que fala sobre os químicos encontrados em produtos infantis, inclusive nos wipes: aqui

Lenços umedecidos, a praga dos esgotos que infestou o litoral de Ibiza

Lenços umedecidos se transformam em vilões de esgotos e oceanos

Lenços umedecidos fazem mal para a natureza?

Stop the unflushables

Qual testamos?

Baby and me

Dipano

Ecycle

Nós vendemos também, pra quem quiser 🙂 contato@verdesmarias.eco.br

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *