Conversamos com a aromatologista Gabi Pimenta sobre os óleos essenciais (OE), essas substâncias tão versáteis que nós adoramos usar na pele e em difusor de ar. Os O.E. são grandes aliados da saúde: podem ser usados na pele, para ajudar no sono, para tratar feridas, para ajudar a controlar emoções, são muitas as funções!
O que são os óleos essenciais?
São óleos derivados de plantas. São compostos químicos, a parte volátil da planta. Pode vir da flor, folha, raiz, até da casca da planta. São chamados de “a alma da planta” – são extraídos de uma maneira muito específica (ex: prensado a frio) para manter as propriedades.
Como eles atuam no nosso organismo?
Quem estuda esses produtos afirma que os O.E. atuam no corpo, na mente e no espírito. A frequência dos o.e. é medida em megahertz e eles tem uma frequência energética muito alta. Isso influencia a nossa frequência vibracional, e corpo com frequência energética alta se protege melhor de doenças e se mantem mais saudável (isso a Ayurveda também diz).
No lado emocional, eles tem a capacidade de causar sinapses, conexões neurológicas de terminação nervosa, como se a gente apertasse um botão para estimular uma área. Eles colocam nosso estado emocional onde a gente quer ou estimula o nosso corpo em determinada direção, por meio do olfato. Aliás o olfato tem uma das conexões mais rápidas com o cérebro – e desta forma, os o.e. direcionam pro estado que a gente quer ou precisa estar. Eles mexem com o inconsciente.
Eles são voláteis, então quando passa no corpo a gente absorve as propriedades de cada um, alguns atuam em feridas, em cicatrização, em alívio da dor ou incômodo – pode passar em feridas, contusões.
Como podemos usá-los?
É muito importante fazer uma diluição em óleos vegetais antes de passar na pele quando for o caso, pois desta forma ele rende mais e tem o mesmo efeito. A diluição é feita com óleos carreadores (vegetais), que carregam os o.e. no nosso corpo. Os óleos vegetais são nutritivos, eles ajudam na absorção e hidratam a pele.
Alguns exemplos:
- Óleo de coco, óleo de semente de uva, de gergelim, de girassol e até azeite extra-virgem prensado a frio!
- cuidado com os óleos minerais e óleos vegetais de farmácia pois muitas vezes são misturados com outros ingredientes.
Para aromatizar o ambiente, recomenda-se o uso de difusores ultra-sônicos, que mantém as propriedades. Existem vários tipos de difusores por aí. O aroma causa as sinapses citadas acima. É bacana para aromatizar a casa ou o quarto e deixar na frequência desejada.
A Gabi nos indicou os 3 óleos preferidos dela:
- Lavanda: é seguro para todos, cheiroso, tem propriedades que acalmam, serve como regeneradora dérmica, ajuda com feridas, é anestésico, ajuda com queimaduras, alivia. Tem propriedades que auxiliam nos sintomas da depressão.
- Melaleuca (tea tree): ajuda a fortalecer o sistema imunológico, é fungicida, é usado para produtos de limpeza. A Gabi usa também com acne inflamada, passando uma gotinha direto na pele. Para ferida misturada à lavanda é uma belezinha! Dá para fazer gargarejo com melaleuca para dor de garganta.
- Eucalipto: é um ótimo óleo para o inverno. É barato, acessível, útil para a parte respiratória, atua como um expectorante, ajuda a baixar a febre. Para contusões: dilui e passa no local. Na parte emocional, é bom para ajudar a expressar os sentimentos, “colocar pra fora”
Ela tem um bálsamo para a pele que eu uso todos os dias. Ele é ótimo para feridas, mas eu uso como creme de rosto diário.
Aqui vai a receita do bálsamo:
- óleo essencial de melaleuca
- óleo essencial de copaíba
- óleo essencial de lavanda
- óleo vegetal de semente de girassol
A proporção é de 15 gotas de o.e. para cada 50 ml de óleo vegetal. Essa proporção não é tão específicas, pois você pode aumentar ou diminuir as gotas de o.e. conforme sua preferência.
Quase todos são os óleos essenciais são antisépticos! Pode usar com vontade e diminuir suas idas à farmácias!
Qual testamos?
Instagram da Gabi Pimenta (ela revende o.e. e tem alguns blends e produtinhos)
Live do papo na íntegra aqui
Marca de óleos essenciais testada e aprovada por nós – Lazslo