Crechinha parental: por que construir uma comunidade?

Tive a Manu em 2017. Curti tudo que pude sua companhia o dia todo até que o prazo da licença maternidade começou a encurtar e percebi que não me via deixando-a no meu  apartamento com uma babá, mas tampouco me sentia com vontade de deixá-la tão pequenina numa escola. Nessa época vi uma amiga muito querida montando um formato que me encantou: a crechinha parental. Um lugar onde os pais participam ativamente do espaço onde seus filhos passam os dias e as famílias constroem uma rede de apoio. Decidi que era esse formato que buscaria para Manu. 

Junto com mais quatro famílias montamos a Crechinha do Sítio no quintal da casa de uma delas. Por sorte o lugar era incrível, cheio de árvores, grama pra eles pisarem e barro para se sujarem. Contratamos duas cuidadoras para nos ajudar e permanecemos nesse modelo por quase três anos (montamos um delicioso guia sobre como montamos nossa crechinha parental . As famílias viraram minha comunidade querida e uma rede de apoio forte e presente. 

Casa Benjamina

Quando Luc nasceu dois anos depois, ousei ainda mais: construímos uma crechinha com 8 famílias. No grupo de mães que reunimos, logo percebemos que ninguém tinha uma casa para oferecer para as crianças. O problema nos fez buscar uma solução muito interessante: alugar uma casa onde pudéssemos trabalhar enquanto as crianças passam o dia. A nova crechinha foi batizada de Casa Benjamina. 

Muito suor, muito aprendizado e muita alegria, porque viver em comunidade é comprovadamente uma das formas de encontrar a felicidade.

No espaço que alugamos, as mães, pais (e até avós) podem frequentar – com todos os protocolos de segurança – e trabalhar no andar de cima enquanto as crianças brincam no andar térreo. A casa tem horta, painel sensorial, alguns brinquedos das abordagens pikler e montessori, e muito mais, todos montados com a participação dos pais. Ainda planejamos fazer um painel sonoro, circuito de pneus e tanque de areia.

Cantinho Verdes Marias

Na Casa Benjamina pudemos, pelo Verdes Marias, trazer nossa experiência de uma casa lixo zero, trazendo produtos biodegradáveis, a composteira, horta, destinar o lixo correto para reciclável e o que é rejeito e muito mais. Sempre gostamos de trazer a provocação de usarmos o mínimo possível de plástico e evitar descartáveis. É um espaço onde podemos trazer para as famílias um pouquinho do conteúdo de sustentabilidade que tanto amamos para que levem para suas vidas.  

Nós três temos uma salinha do Verdes Marias, onde trabalhamos mas que queremos – no dia que a pandemia passar – voltar a fazer os encontros, os workshops, bate papos e muito mais.

Quer participar?

O modelo deu certo e a demanda de outras famílias foi tanta que decidimos expandir para uma nova creche para as famílias interessadas que também querem um espaço como esse mas não querem empreender efetivamente, tendo como base nossa experiência com as duas que fizemos. 

Estamos abrindo um formulário para famílias que têm interesse na creche parental. Clique aqui para preencher. Se quiser bater um papo, escreve para  casabenjamina@gmail.com

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu email para receber um boletim muito especial sobre sustentabilidade ♡

* campo obrigatório