A Mari organizou a festa de 3 anos da filha, a Manu, totalmente pensada com soluções lixo zero. Nós vamos organizar uma cartilha bem completa para você usar em todas as festas que organizar, mas enquanto isso não acontece, vamos de dicas rápidas e eficientes para uma festinha lixo zero (ou com o mínimo possível de lixo):

1.Alimentação.

Pense em petiscos que as crianças possam pegar com a mão, que sejam simples. Por exemplo, na festinha da Manu fizemos espetinhos de frutas (banana, morango, maça e uva). Os palitos podem ir para a composteira depois. Milho – não precisa de nenhum suporte para comer, pedaços de torta…

2.Lixeiras.

Espalhamos pela casa lixeiras devidamente sinalizadas: lixo orgânico (para composteira), não reciclável e reciclável.

3.Bebidas só na lata.

O Brasil é o campeão mundial de reciclagem de lata. Reciclamos 98% desse material, bem mais que o vidro ou o plástico. Em 30 dias uma lata pode ser usada, coletada e reciclada! Separei todas as latas e chamei um catador para recolher pelo app Cataki.

4.Presentes.

Pedimos para os familiares dos amiguinhos darem de presente brinquedos ou livros que os filh@s não usam mais ou que gostariam de dar pra Manu. Para que comprar mais brinquedo se toda criança tem um ou outro brinquedo parado em casa ou que toparia passar pra frente ou livros que topa dar?

5.Esqueça descartáveis.

Os talheres, copos e pratos podem ser de qualquer material que dê para lavar e reutilizar. Melhor ainda, dá para usar e guardar pra próxima festinha. Reutilizar! Sempre! No caso da Manu, levamos os nossos de alumínio e pedimos emprestado da avó e amigas.

6.Nada de bexiga.

É lixo desnecessário e não recicla. Dá pra decorar a festa de mil outras maneiras sem usar bexiga. Nós gostamos de sempre usar os próprios brinquedos da Manu. Nessa festa, por exemplo, ela pediu da Peppa Pig. Usamos tudo que tínhamos (e pedimos emprestado) na decoração e ficou uma fofura!

7.Aproveite o que tem para decorar.

A avó da Manu emprestou muitos potinhos de geléia e leite de coco, colocamos flores neles.

8.Menos é mais.

Criança gosta mesmo é de brincar e de ser feliz. Deixe o ambiente com brinquedos bem organizadinhos, bolas e muitas cores que todo mundo vai curtir. Ambiente externo é sempre uma boa ideia (a não ser que chova, claro)

A festa da Manu foi um arraso. Teve muita brincadeira, tortinhas caseiras, cores e brinquedos. A Mari também chamou uma duplinha para contar histórias e fazer música – o que pra mim foi o ponto alto da festinha. Sucesso!

Qual testamos?

app Cataki

 

Um comentário para “Dicas para uma festa infantil lixo zero”

  1. thelma moraes disse:

    parabéns, verdes!

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu email para receber um boletim muito especial sobre sustentabilidade ♡