Mais de 5 mil litros de água pra fazer UMA calça jeans

Essa calça jeans aí que você está vestindo, sabe quantos litros de água foram gastos para fazê-la? Calculando o volume de água gasto em toda a sua cadeia de produção, desde o plantio do algodão até o final do processo produtivo, são 5.196 litros. Pensa numa garrafinha de água, agora multiplique por 5 mil! É MUITA água.
O cálculo foi feito de forma inédita no Brasil, numa parceria entre o Movimento Portal Ecoera e a Vicunha Têxtil para gerar transparência na indústria da moda e reduzir o impacto ambiental. A ideia é alarmar o setor para que sejam criadas metas de redução e compensação.
Chamamos de Pegada Hídrica o rastro que deixamos ao consumir água direta ou indiretamente. A Pegada Hídrica de um indivíduo, comunidade ou empresa é definida como? O volume total de água doce utilizado para produzir os bens e serviços consumidos pelo indivíduo, comunidade ou produzidos pelas empresas.
Para chegar a essa quantidade de água do ciclo de uma calça jeans, foram usados esses indicadores de Pegada Hídrica:
  1. Pegada Verde que envolve o volume da água da chuva utilizada pelas plantas nos processos agrícolas da cadeia produtiva;
  2. Pegada Azul, relativa ao consumo vindo das fontes de água doce, das superfícies subterrâneas e que não são devolvidos para as mesmas fontes de captação;
  3. Pegada Cinza, referente ao volume de água necessário para a natureza assimilar o efluente devolvido ao meio ambiente. (tipo a quantidade de água que a natureza precisa para “limpar”/diluir a água suja que é descartada do processo.)

De acordo com o levantamento, o volume total consumido por uma calça jeans corresponde a 41% água verde, 11% água azul e 48% água cinza.

E o que a gente pode fazer para reduzir o nosso impacto diante desse dado? Em primeiro lugar, consumindo com mais consciência com aquelas perguntinhas básicas: Eu preciso mesmo disso? Que impacto estarei gerando ao consumir essa peça?

Depois, cuidando muito bem dos jeans que você já tem no seu armário, já que o jeans é um material bastante resistente e pode durar anos (a Mari tem calça jeans com quase 20 anos de uso em bom estado, eu tenho uma jaqueta…). Lavagens e exposições ao sol com muita frequência podem detonar a sua calça. O ramo têxtil até sugere que o jeans deve ser lavado apenas uma vez ao ano!

Outra boa prática é o Upcycling, na qual você dá um novo e melhor propósito pra peça, criando novos objetos a partir do jeans, como bolsas, shorts e estojos. Dando um google com as palavras ‘upcycle’ e ‘jeans’ dá para encontrar  várias ideias super legais.

Por fim: brechós! Compre calça usada, dá pra encontrar peças incríveis em brechós espalhados por aí.

Saiba Mais:
O que é Pegada Hídrica – Portal Ecycle
Resultados da Pegada Hídrica Vicunha – Portal Ecoera

Qual testamos?

Nesse post tem alguns brechós 🙂

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *