Nós adoramos falar sobre a importância do consumo consciente. Antes de comprar uma peça refletir a real necessidade daquilo, já que por trás de todo produto existe uma cadeia que pode estar sendo cruel com muita gente.  E muito lixo sendo gerado.

No caso da moda, já discutimos aqui por que não é legal comprar itens da chamada fast fashion (esse movimento já em declínio de produzir/consumir uma coleção nova a cada duas semanas).

Hoje nós vamos entrar na questão do trabalho análogo à escravidão que ainda existe – e muito – por trás do setor. Pra se ter uma ideia, a última estimativa da Organização Internacional do Trabalho (um braço da ONU), aponta que 40,3 milhões de pessoas foram submetidas à escravidão moderna no Brasil em 2016.

As vítimas geralmente são imigrantes sul-americanos que cruzam a fronteira atraídos por promessas de bons salários. Alguns deles são forçados a produzir roupas para pagar dívidas de viagem, têm sua liberdade controlada pelos donos da oficina e chegam a costurar por até 16 horas diárias em condições que colocam em risco sua vida.

Não vale a pena comprar uma peça de roupa produzida por alguém que viva sob essas condições, concorda? Mas como a gente faz para saber se a peça que estamos comprando está a salvo?

Existe uma ONG chamada Repórter Brasil, que busca identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas e políticas socioambientais no país. Hoje ela é considerada uma das mais importantes fontes de informação sobre trabalho escravo no Brasil.

Essa ONG criou um app muito legal para nos ajudar a evitar marcas que pratiquem ou tenham praticado atos neste sentido ou que não sejam transparentes a esse respeito. É esse app que queremos indicar. Ele chama MODA LIVRE e acompanha atualmente 131 marcas conhecidas como Zara, Adidas e Riachuelo. Eu, Clara, baixei no meu celular e quando entro num shopping ou centro comercial já se de quais lojas devo passar longe.

O sapato da foto é de uma marca que adoramos, super sustentável: a Insecta shoes.

Saiba Mais:

ONG InPacto – o que é trabalho escravo

ONG Repórter Brasil

OIT – dados de trabalho escravo no Brasil 

Qual testamos?

APP Moda Livre – disponível para Android e IOS

 

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *