Uma Vida sem Lixo é o livro da Cristal Muniz, uma ativista que começou diminuindo o seu próprio lixo e relatando num blog e passou a militar na causa do lixo zero.

O livro funciona como um manual para reduzir o lixo e viver uma vida mais sustentável. Os capítulos são divididos pelos cômodos da casa, e a Cristal vai dando os passos para mudanças de vida que ela mesma realizou. No capítulo cozinha, por exemplo, ela ensina como montar a sua própria composteira, dá dicas de hortas e produtos a granel.

O capítulo do banheiro é o meu favorito. Ela começa explicando porque alguns componentes químicos presentes nos cosméticos são tão nocivos para a saúde. Os parabenos, por exemplo, já foram encontrados em células mamárias de mulheres que tiveram câncer de mama. Nesse capítulo ela também passa a “lista dos 15”, que são os piores ingredientes de um cosmético. Nesse link você tem acesso ao ebook de beleza natural dela, com instruções de como fazer seus próprios cosméticos, e a lista desses 15 ingredientes. São muitas as orientações de cuidados com a pele e os ingredientes naturais recomendados.

Confesso que a Cristal me incentivou não só a diminuir os produtos que eu passo na minha pele como também a usar menos maquiagem, o que pra mim, Clara, foi uma grande conquista.

Os capítulos passam também pela área de serviço, o guarda-roupas, o escritório e há dicas para viagem e dia-a-dia fora de casa. No finalzinho do livro ela recomenda uma série de marcas que estão alinhadas com os ideais de sustentabilidade dela.

É o livro que eu mais uso para consultar assuntos de sustentabilidade. Ela pesquisou bastante, entrevistou especialistas, preparou tudo com muito embasamento para ajudar qualquer pessoa a fazer as suas próprias microrrevoluções. Se você está começando nessa vida, é uma ótima dica!

Como começou

Tudo começou com esse blog que ela criou em 2015. A ideia era reduzir drasticamente a quantidade de lixo de aterros, ou seja o que não recicla e não vira adubo (por meio de composteira – aquele equipamento que, com ajuda de minhocas, transforma resíduos em adubo).

Mas por que essa preocupação? A Cristal explica direitinho no livro: para começar, tem aquele dado impactante da ONU que nós sempre trazemos – se não mudarmos, até 2050 haverá mais plástico do que peixes no oceano. Falamos mais aqui sobre o problema do plástico. Além disso, nossa água (83% das amostras) já está contaminada com microfibras de plástico que desprendem de pneus, roupas e outros materiais. E também a taxa de reciclagem no Brasil ainda é baixa: só cerca de 3% de todos os nossos resíduos são reciclados. Falamos aqui sobre como reciclar seu lixo em São Paulo. O lixo é um dos grandes problemas do nosso século.

Qual testamos?

Uma Vida sem Lixo – por Cristal Muniz
Editora Alaúde

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *