O canal @dropsofaction do instagram pediu para nós enviarmos algumas dicas de atitudes sustentáveis para se ter neste período de reclusão. Esse é o momento de afrouxar? Dá pra ser sustentável na quarentena?
A nossa opinião sobre afrouxar é a mesma sobre as atitudes no dia-a dia. É para se esforçar, é para estar sempre consciente, mas é para fazer o que é possível, sem se cobrar ou gerar uma ansiedade. É para ser leve. E sim, dá para ser sustentável na quarentena. E aqui vão as dicas do que fazer para isso.
- Cultive uma horta – se você ainda não tem, na próxima compra de mercado, dê um jeito de incluir na sua próxima compra uns vasinhos. Recomendamos manjericão, cebolinha, alecrim e orégano. São fáceis de cuidar e vão bem com qualquer prato. Nada melhor que ervas frescas na comida!
- Economize sacos plásticos – não precisa ter um saco em cada lixo da casa. Tenha apenas um lixo maior com saco plástico, que receberá os resíduos dos cestos menores.
- Medite – silenciar a sua mente ajuda a enfrentar os desafios da quarentena e encarar melhor ansiedades ou outras sensações desagradáveis. O efeito é positivo para toda a família. Temos um post aqui sobre isso.
- Evite filmes plásticos e papel alumínio – na cozinha, cubra recipientes com acessórios alternativos como toucas de panos e panos com cera de abelha. A B.live vende. Outra opção é reutilizar uma touca de banho – é o que minha mãe usa na casa dela!
- Leve a sua ecobag ao mercado – não esqueça de levar sua bolsa reutilizável quando for às compras. Mesmo porque as sacolas plásticas estão sujeitas à contaminação do vírus e a ecobag é lavável.
- Troque a espoja sintética pela bucha vegetal, que é biodegradável
- Reaproveite os potes – use a imaginação e estenda a vida útil dos objetos. Potes de vidro são ótimos para guardar itens diversos e alimentos. Em casa, toda garrafa de vidro vira vaso!
- Tenha uma composteira em casa – ela converte os restos de alimentos em adubo e reduz o volume do seu lixo
- Apoie o pequeno empreendedor – neste momento, dê preferência aos pequenos negócios, que correm risco de fechar por conta da crise
Vamos juntes?