Eu, Clara, estou fazendo um curso online sobre Ayurveda e a Mari vai fazer um de sustentabilidade numa plataforma muito bacana chamada Yam . Ainda não acabei, mas já quero dividir alguns aprendizados, pois estou apaixonada.

A Ayurveda é, por definição, a ciência da vida. É um milenar sistema de medicina indiano. De acordo com esse sistema, uma rotina de hábitos saudáveis é a base para uma vida melhor. Eu já comecei a aderir alguns na minha rotina a ideia é ir aos pouquinhos, como nas #microrrevoluções. São rituais para fazer de manhã:

  1. Acordar cedo. Segundo a Ayurveda, o ideal é acordar antes do nascer do sol no chamado Brahmamuhurtha (1h36 antes) Esse período tem uma energia especial, tanto para meditação quanto para yoga. Eu estou acordando às 6h, é o mais cedo que consigo por enquanto.
  2. Agradecer e contemplar ao despertar. Agradeça por ter saúde, por ter uma casa, por ter amigos e família, faça uma pequena oração. Isso vai te trazer mais energia para o dia todo.
  3. Evacuar e urinar. São importantes para a Ayurveda para regular o intestino. O intestino é como um segundo cérebro, deve estar sempre em equilíbrio para uma saúde completa. A alimentação ayurvédica tem muitas ferramentas para uma flora intestinal regulada e evacuar logo cedo, se tornado um hábito, ajuda nessa tarefa.
  4. Lavar o rosto, escovar os dentes e raspar a língua. Raspar a língua é uma prática super nova para mim. Eu comprei um raspador de cobre online, mas no curso aprendi que dá para fazer isso com uma colher  de metal, com a base virada para cima, começando lá do fundo da língua para fora. É bom fazer isso porque a nossa língua acumula resíduos e toxinas  e essa prática ativa a produção de saliva e contribui para uma boa digestão.
  5. Tomar meio copo de água morna com meio limão. De acordo com a Ayurveda, isso serve para ativar o fogo digestivo (chamado agni) e ajudar na digestão. Deve ser feito ainda em jejum.
  6. Fazer automassagem com algum óleo vegetal. Aprendi recentemente com a Madu Cabral que o óleo de gergelim é um ótimo hidratante e anti0inflamatório. Vende na Leve Bem orgânicos. Eu passo no rosto e nas pernas.
  7. Meditar (comece com 5 minutos e vá aumentando, neste post damos dicas)

A Ayurveda é uma medicina apaixonante. São meios de manter o equilíbrio mental, físico e espiritual. Vários dos ensinamentos são coisas que a gente aprende desde pequeno, mas não custa nada lembrar – afinal é ancestral.

Vou passar para as aulas sobre alimentação e, assim que aprender coisas bacanas, compartilho aqui.

Qual testamos?

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu email para receber um boletim muito especial sobre sustentabilidade ♡

* campo obrigatório