Alimentos orgânicos são aqueles que não recebem agrotóxicos ou qualquer tipo de veneno no cultivo. Para um produto ser certificado como orgânico, além de não receber veneno ele precisa seguir uma série de regras como não prejudicar o meio ambiente, assistir todos os trabalhadores envolvidos no processo e proteger o solo.

A preocupação com os agrotóxicos é porque eles estão altamente associados ao câncer e outras doenças genéticas. A ONU estima que 200 mil pessoas morrem por ano no mundo devido ao consumo de agrotóxicos. Infelizmente, o Brasil é o campeão no uso desses produtos desde 2008.

A gente sabe que consumir 100% orgânicos não é fácil. Eles são mais caros e mais difíceis de encontrar. O negócio é ir tentando encaixar mais e mais na rotina. Começar com umas frutas e ir evoluindo até virar uma prioridade, sempre que possível. Aos poucos a gente vai aprendendo a abrir mão de outras coisas para comprar orgânicos, porque é uma questão de saúde.

O Desafio Verdes Marias

Nós decidimos que o primeiro #desafioverdesmarias do ano seria um dia inteiro só consumindo orgânicos. A Mariana teve um pouco mais de facilidade porque já faz uso do @Levebemdeliveryorganicos. Toda semana ela entra no site deles, escolhe os orgânicos da semana e eles entregam às terças-feiras. Eu, Clara, e a Carol tivemos uma dificuldade grande. A Carol trabalha no Brooklin e achou um restaurante para almoçar. Eu moro numa região difícil, o Panamby, tive que ir para a casa da Mariana no almoço e acabei não jantando porque estava num dia corrido e não encontrei nada perto, pronto e rápido. Entendemos que para consumir orgânicos em São Paulo é preciso se organizar. O serviço de delivery de orgânicos é uma ótima ideia.

www.euorganico.eco.br faz o mesmo serviço do Leve Bem. Só precisa checar se ambos atendem a sua região. Outra opção é o www.solliorganicos.com.br, um mercado bastante completo que fica em Pinheiros. A Mari mora por ali e é uma frequentadora. Eles fazem o serviço de delivery também. As três opções tem o mesmo cronograma: pedidos feitos entre quarta e domingo são entregues na terça-feira e pedidos feitos entre segunda e terça são entregues nas quintas-feiras. Claro que existem outros, mas esses são os que já usamos.

Vamos diminuir a quantidade de veneno no nosso corpo? Se todo mundo pedir orgânico, a oferta aumenta e o preço cai! Bora!

Saiba mais: Agrotóxicos na berlinda

Cartilha produtos orgânicos 

Os efeitos do orgânico:

Qual testamos?

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu email para receber um boletim muito especial sobre sustentabilidade ♡

* campo obrigatório