Esse último fim de semana tivemos a Virada Sustentável em São Paulo e eu, Clara, e a Mari nos esbaldamos. Fomos para workshops, palestras, aula de meditação, curso de horta, enfim, uma série de atividades ligadas a sustentabilidade totalmente gratuitas promovidas em parceria entre iniciativas públicas e privadas.

O evento que eu mais gostei de ir foi um workshop de cosméticos naturais que rolou no Quitanda, um mercado de alimentos em Pinheiros que adota e promove práticas sustentáveis. Quem deu o workshop foi a Madu Cabral, uma professora de yoga, Ayurveda e astrologia védica. Ela é quem faz, junto com a Fabi Florinda, os cosméticos da Caixa Florinda, que é um sistema de assinatura de produtos orgânicos e naturais para o corpo e para a casa. A Carol já assinou por um tempo e gostou.

Antes de passar as receitas dos cosméticos, tem uma frase que a Madu começou o workshop dizendo e que faz todo o sentido: “A nossa pele também se alimenta. A gente não deve passar nela nada que não colocaríamos na boca.” É isso que a Ayurveda ensina, o que passamos na pele entra no nosso organismo e nutre nosso corpo. Que tal abrir mão de produtos químicos que muitas vezes são associados com doenças como câncer?

Agora, vamos aos cosméticos.

1) Mel Facial – prefira ingredientes orgânicos sempre:
– 27g de mel
– 2g de farelo de aveia
– 1g de cúrcuma em pó
– 10 gotas de óleo essencial de lavanda
*misture os ingredientes e guarde num recipiente de vidro com tampa. Use como um sabonete líquido para o rosto e aproveite para fazer movimentos circulares e esfoliar a pele de leve

2) Tônico facial de vinagre de maçã:
– 60 ml de água
– 2g de flores de calêndula
– 12g de vinagre de maçã
– 11 gotas de óleo essencial de lavanda
*ferva a água, desligue o fogo, acrescente as flores de calêndula e tape a panela para fazer uma infusão. Quando esfriar, coe e acrescente os outros ingredientes. Guarde em um frasco de vidro com spray ou passe com um algodão no rosto.

3) Bálsamo para os lábios:
– 6g de manteiga de cacau
– 6g de óleo vegetal de coco
– 10 gotas de óleo essencial de lavanda
*derreta a manteiga de cacau em banho-maria, retire do fogo e acrescente o óleo de coco e de lavanda. Misture bem e coloque em um recipiente com tampa para esfriar.

4) Esfoliante de café e laranja:
– 20g de café
– 55g de açúcar cristal fino
– 25g de óleo de gergelim prensado a frio
– 22 gotas de óleo essencial de laranja
*misture os ingredientes e guarde num pote de vidro com tampa. Use no banho e aproveite para massagear o corpo.

Além desses produtinhos super bacanas que eu já testei e a minha pele amou, a Madu ensinou que os óleos são ótimos para a pele também. O óleo de gergelim, por exemplo, é super bom para os cabelos e muito recomendado para limpar o rosto por conta das suas propriedades anti-inflamatórias. Pode passar no rosto, tirar com um algodão e depois lavar com um sabão suave. O óleo de semente de uva é ótimo dos pés à cabeça. Serve como hidratante para o dia-a-dia por ser suave, nutritivo e a pele absorver com facilidade.

Eu já usei todos os cosméticos que fizemos na aula e adorei. O meu preferido é o mel facial, que é facinho de fazer e deixou minha pele super macia. Espero que vocês se deliciem como eu!

 

Qual testamos?

Mel facial
Tônico facial de vinagre de maçã
Bálsamo para lábios
Esfoliante de café e laranja

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *