Fizemos uma postagem aqui explicando por que abandonamos os desodorantes comuns, mas basicamente por conta do alumínio, que é associado ao câncer. O próprio Ministério da Saúde publicou um artigo falando sobre a relação dos desodorantes antitranspirantes e o câncer. Veja aqui um trecho:

Os antitranspirantes possuem em sua composição sais de alumínio e derivados. Por este motivo, algumas pessoas questionam se estes compostos em contato com o corpo propiciariam o desenvolvimento de câncer de mama. Outra associação refere-se ao fato de que a maior incidência da doença ocorre no quadrante superior da área do peito, local utilizado para aplicação do produto, onde estão localizados os nódulos linfáticos.

Desde 2016 se fala disso, porque foi quando uma importante publicação internacional chamada International Journal of Cancer estabeleceu a relação entre camundongos com câncer de mama e sais de alumínio. Na dúvida, bora fazer o nosso próprio desodorante natural, sem nenhuma química? Eu, Clara, compro o já pronto feito pela Gabi Pimenta, que é ótimo pra mim, mas a Mari fez o dela sozinha usando a receita da Gabi e foi um sucesso. Vamos acompanhar pra saber quanto tempo vai durar e se vai dar conta de todas as estações do ano. Por enquanto segue a receita:

  1. 1 xícara de leite de magnésia (vende na farmácia)
  2. meia xícara de água filtrada
  3. 20 gotas de óleo essencial (nós gostamos mais do de lavanda, mas você pode escolher o seu preferido)

*Misture bem os ingredientes e coloque num recipiente de preferência de vidro com espirrador. Vende em muitas lojinhas esses sem marca.

Vale lembrar que desodorante natural não é como os que compramos na farmácia, que duram 24 horas. Você transpira (o que é importante para manter a temperatura do corpo. O ser humano transpira, faz parte) então precisa reaplicar de tempos em tempos, dependendo de cada corpo. Eu deixo meu desodorante na bolsa e sempre que sinto a necessidade, reaplico. No alto verão, três vezes por dia no máximo, no inverno nem reaplico. O cheirinho é bem suave. Um causador de câncer a menos na minha vida!

Saiba Mais:

Matéria Unicamp 

Matéria Veja

Receita pra fazer em casa: desodorante natural sem alumínio em creme

Desodorante natural – Menos 1 lixo

Qual testamos?

Desodorante Gabi Pimenta

Faça você mesm@!

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *