Se você teve recentemente a tal da “virada de chave” e finalmente entendeu que o Planeta precisa ser cuidado (até por uma questão da nossa sobrevivência), chega mais! Estamos aqui para indicar algumas atitudes que você pode fazer no seu dia a dia para promover microrrevoluções, dessas que fazem toda diferença. Pode ter certeza que esse é só o começo. Depois que algumas atitudes se tornam intrínsecas é quase inevitável começar a buscar outras mudanças, se engajar mais e mais. Por enquanto, vamos começar pelas microrrevoluções.

Lembrando que essas atitudes que estamos indicando são relacionadas aos principais problemas socioambientais que enfrentamos hoje. Por exemplo, a questão do plástico (falamos sobre ela aqui), do lixo (aqui), da água (aqui) e do consumo de carne. É com pequenas atitudes que vamos conseguir mudar o mundo, vem com a gente!

Ter um “kit lixo zero” na bolsa/ no carro

O kit lixo zero se trata de alguns itens básicos que nos ajudam a diminuir o lixo que produzimos e recusar descartáveis. Cada um tem o seu kit, ele pode ter dois itens ou dez, depende do que você usa mais no dia a dia e do que você está disposto a carregar. Vou contar o que tem no meu: 1 copo retrátil, 1 ecobag que encolhe (é uma sacola retornável, prática. Existem mil marcas, é só pesquisar), 1 kit de talheres e um canudo reutilizável (o meu é de inox, mas existe de vidro, silicone, bambu…).

Separar o lixo para reciclagem

Se o seu prédio ou condomínio não tem separação do lixo, você pode checar pontos de coleta  no reciclasampa, ecycle, ou baixar o APP cataki e chamar um catador para buscar seus recicláveis. Além disso, você pode contratar uma empresa para fazer o processo por lá (por exemplo o Instituto Muda, a Casa Causa e muitos outros)

Recusar sacolas plásticas

Olha aí o kit lixo zero entrando em ação! Com uma ecobag (sacola retornável) sempre na bolsa ou no carro, quando você for para a farmácia, mercado, livraria vai poder dizer um NÃO, OBRIGADO bem sonoro quando te oferecerem uma sacola plástica. Mas, mesmo sem a ecobag junto, será que não dá para fazer um esforcinho e carregar na mão o produto? Ou pedir uma caixa de papelão?

Fazer trabalho voluntário / doação

Que tal se doar um pouquinho para o próximo, nem que seja uma vez por mês? Fizemos este post recentemente indicando alguns lugares bacanas para voluntariar em São Paulo, mas vale lembrar que o portal do Atados funciona como um Tinder de trabalho voluntário, unindo quem quer ajudar com quem precisa.

Repensar o consumo

Eu, Clara, comecei doando parte do meu armário para perceber que tinha coisas demais, coisas que nem usava. Depois, parei de comprar e quando fui perceber, estava livre! Não me sinto mais uma vítima da moda, da mídia que nos causa uma falsa necessidade de produtos. Se eu consegui, você também consegue! Comece se perguntando “eu preciso disso? como isso foi feito? quanto tempo vai durar?” e aos poucos você vai ver que dá para ser feliz com muito menos e ainda por cima ajudar o Planeta, que já está bastante saturado. Essa dica serve para roupas , mas para absolutamente tudo. Sempre se pergunte sobre a real necessidade das coisas.

Diminuir o consumo de carne

Para se fazer um hambúrguer de 100g é necessário, em média, 1.650 litros de água – a carne é inclusive uma das grandes vilãs da crise, se gasta muita água com gado. Essa é só uma das questões da carne, tem a saúde, a crueldade animal e o pum da vaca que contribui com o efeito estufa. Fora a relação com o desmatamento, para construir pasto. São infinitos os motivos para reduzir o consumo. Que tal começar aderindo a #segundasemcarne ? Não é preciso parar de vez com o consumo, diminuir já ajuda e muito o Planeta. Escrevemos um texto sobre um o teste de veganismo que fiz, que traz informações.

Se achar muito, faça uma coisa só de cada vez. Vai devagar, no seu tempo. O importante é agir!

Saiba Mais:

Matéria do Ministério do Meio ambiente sobre sacolinhas

Matéria da Super sobre o pum da vaca

Kit lixo Zero, monte o seu

Carne ao molho madeira – Greenpeace

Segunda sem carne

Qual testamos?

Sugestões para montar o kit lixo zero:

Menos1lixo

B.live

Para reciclar o seu lixo:

reciclasampa

ecycle

cataki

Para fazer trabalho voluntário ou doar:

Atados

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *