- Pegada Verde que envolve o volume da água da chuva utilizada pelas plantas nos processos agrícolas da cadeia produtiva;
- Pegada Azul, relativa ao consumo vindo das fontes de água doce, das superfícies subterrâneas e que não são devolvidos para as mesmas fontes de captação;
- Pegada Cinza, referente ao volume de água necessário para a natureza assimilar o efluente devolvido ao meio ambiente. (tipo a quantidade de água que a natureza precisa para “limpar”/diluir a água suja que é descartada do processo.)
De acordo com o levantamento, o volume total consumido por uma calça jeans corresponde a 41% água verde, 11% água azul e 48% água cinza.
E o que a gente pode fazer para reduzir o nosso impacto diante desse dado? Em primeiro lugar, consumindo com mais consciência com aquelas perguntinhas básicas: Eu preciso mesmo disso? Que impacto estarei gerando ao consumir essa peça?
Depois, cuidando muito bem dos jeans que você já tem no seu armário, já que o jeans é um material bastante resistente e pode durar anos (a Mari tem calça jeans com quase 20 anos de uso em bom estado, eu tenho uma jaqueta…). Lavagens e exposições ao sol com muita frequência podem detonar a sua calça. O ramo têxtil até sugere que o jeans deve ser lavado apenas uma vez ao ano!
Outra boa prática é o Upcycling, na qual você dá um novo e melhor propósito pra peça, criando novos objetos a partir do jeans, como bolsas, shorts e estojos. Dando um google com as palavras ‘upcycle’ e ‘jeans’ dá para encontrar várias ideias super legais.
Por fim: brechós! Compre calça usada, dá pra encontrar peças incríveis em brechós espalhados por aí.
Qual testamos?
Nesse post tem alguns brechós 🙂