Evite jogar uma fruta fora, sem antes garantir que não dá para aproveitar com: sorvete, torta, refogado ou assado. Aqui nós damos a dica de cinco receitas e indicação do Leve Bem, um delivery de orgânicos colhidos no dia anterior, que eu, Clara, e a Mari fazemos uso.

  1. Sorvete de banana marrom

    Se a sua banana estiver já mais mole e um pouco marrom, mas ainda sólida, pique a banana e congele. Quando estiver congelada, bata no liquidificador com leite (eu uso leite de soja) ou sozinho que ele vira um sorvete saboroso. Se quiser mais doce, acrescente geléia.

  2. Sorvete de banana com beterraba mole

    Se a sua beterraba estiver já meio duvidosa, mole, faça o sorvete de banana da receita anterior e acrescente a beterraba descascada. Também fica bom com leite vegetal (eu uso soja).

  3. Torta de cenoura mole, quase passada

    Pegue 3 cenouras moles, coloque no liquidificador junto com: 3 ovos, 1 copo de leite e um copo de queijo parmesão ralado. Tempere com sal, pimenta, cúrcuma, cheiro verde e cominho. Bata e coloque numa forma untada no forno por 20-30 mins. *A cenoura pode ser substituída por abobrinha quase passada ou beterraba mole.

  4. Refogado de legumes moles, marrons ou quase passados 

    Numa panela com azeite, acrescente cebola e alho e temperos como açafrão, cominho, cheiro verde. Jogue os legumes e mexa-os por 20-30 minutos.

  5. Assado de berinjela mole quase passada, beterraba também mole e cenoura mole

    Num bowl grande prepare o seguinte molho: azeite, shoyo, cheiro verde, cominho, sal e pimenta. Capriche na quantidade. Depois vá acrescentando os legumes e mexendo para temperá-los bastante. Quando todos estiverem bem temperados, coloque papel manteiga numa forma até cobri-la e vá colocando os legumes de forma a preencher a forma inteira. Deixe no fogão por 30-40 minutos, Vá olhando de vez em quando.

Tenham essas receitas em mão para quando seus legumes e frutas estiverem quase passados. Vamos tentar zerar o desperdício de alimento! Há muitas receitas com a casca da banana também, assim que testarmos alguma, iremos recomendar. Lembrando que na casa das três as cascas e caroços das frutas e legumes vão para a composteira.

Qual testamos?

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu email para receber um boletim muito especial sobre sustentabilidade ♡