Se tem um ritual de beleza que eu, Clara, adoro e faço sempre que posso (geralmente uma vez por semana) é a máscara de argila.

(Essa foto é a Carol usando um esfoliante de café, que também adoramos e a receita está aqui.)

Sinto que minha pele melhorou muito desde que parei de comer besteira (não como doces, fritura e carne) e também desde que parei de passar mil cosméticos que eu nem sabia o que tinham neles.

Eu já contei por aqui que chegava a gastar 400 reais por mês em produtos de farmácia.

Hoje, depois de tudo que aprendemos com Carol Cronenberger, o que eu faço de skincare é:

  • Cortar cosméticos com Parabenos, Petrolatos, Sulfatos, BHT e BHA, Triclosan e outros
  • Beber muita água
  • Dormir bem
  • Passar frutas na cara (manga, abacate, morango e mamão são as minhas preferidas)
  • Passar óleos vegetais no corpo (uso o de gergelim)
  • Fazer máscara de argila para dar aquela limpada

Também uso protetor solar diariamente, mas sobre isso nós preferimos não falar pois é um assunto complexo. Há entretanto uma lista de protetores solares menos agressivos muito legal aqui. Nós três recebemos o da Biossance para testar e estamos curtindo.

Sobre a argila amarela

Consultamos a nossa aromatologista parceira Gabi Pimenta (@gabipimenta__odespertar) para nos passar essas informações. Ela trabalha, além dos óleos essenciais, com as mais diversas argilas para tratamentos e estética. Aqui vamos falar da estética.

Eu escolhi falar da argila amarela, pois é a que eu uso e recomendo para quem tem a pele seca como a minha. Os efeitos que ela causa são:

  •  efeito tensor e ativa a circulação sanguínea
  • auxilia na formação de colágeno
  • absorve toxinas da pele
  • reduz a oleosidade
  • regeneradora de tecidos

*Se a sua pele for muito seca, prepare a sua argila com algum óleo vegetal de boa qualidade – eu uso o de gergelim. Assim, você reduz o efeito secativo.

Passo a passo

Lave bem o rosto antes de colocar a máscara. Eu uso um sabonete natural de carvão ativado que uma amiga fez para mim, mas existem muitas marcas de sabonete artesanal interessantes (já viu nosso guia?)

Para preparar a máscara, pegue duas colheres de argila mais ou menos, misture com uma colher de água mais ou menos. Ela não pode ficar muito densa nem muito líquida. A textura é parecida com a de um creme. Use de preferência um recipiente de cerâmica e uma pazinha de madeira ou bambu para mexer, pois o contato da argila com metais não é bom.

Passe a argila no rosto e não a deixe secar, para não ressecar sua pele. Conforme ela for secando, vá borrifando água, chá verde (muito bom para ele oleosa com acne) ou chá de camomila (calmante, ótimo para pele sensível). Fique com a máscara por cerca de 15-20 minutos, não deixe passar disso.

Para que a argila continue agindo mesmo após a retirada da máscara, é importante lavar o rosto apenas com água na limpeza do rosto.

Esse momento é sempre muito gostoso para mim. Costumo fazer esse ritual no domingo, como se eu estivesse preparando o meu rosto para a semana.

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu email para receber um boletim muito especial sobre sustentabilidade ♡

* campo obrigatório