Eu, Clara, amava maquiagem e gastava cerca de R$ 300,00 por mês com produtos de farmácia. Estava sempre atenta às novidades, cremes para esticar a pele, diminuir olheiras, reduzir celulites, alisar cabelos. Comprava tudo.

Aprendi muita coisa com as Verdes Marias e uma delas foi a desconfiar das indústrias. A de cosméticos, por exemplo, de forma geral se utiliza de padrões estéticos para gerar lucro em cima do corpo feminino. Além disso, se utiliza de uma série de ingredientes tóxicos e nocivos ao organismo para fabricar produtos. É importante se apoderar das suas próprias escolhas, ser protagonista da sua beleza e questionar as indústrias e padrões. Falamos muito sobre esse assunto nesse post aqui.

Levando isso em conta, eu aprendi a substituir produtos que antes eu amava, a olhar todos os rótulos e a evitar ingredientes como Triclosan, Parabenos e Silicones. Aqui nós damos mais ingredientes para se evitar e algumas receitinhas naturais. Agora eu só uso produtos naturais, de pequenos produtores e até frutas! Meus gastos mensais com farmácia praticamente zeraram.

Vamos a minha rotina de beleza:

  1. Todos os dias de manhã eu lavo bem o rosto, raspo a língua e bebo meio copo de água com meio limão. Esses são alguns dos hábitos da Ayurveda, que eu conto melhor aqui.
  2. Observo a minha pele, se há espinhas, se está muito ressecada (minha pele é mais seca). Essa parte é muito importante, porque com tantas padronizações a gente esquece de se observar, perceber como cada dia é um dia.
  3. Se minha pele estiver mais seca, como normalmente, eu uso o bálsamo cicatrizante da Gabi Pimenta, damos a receitinha aqui, mas dá pra comprar com ela mandando uma DM. Tem que prender o cabelo para não ficar oleoso. Uma hora o bálsamo seca e dá pra soltar o cabelo novamente .
  4. Se minha pele estiver com espinhas, meio oleosa, eu passo um creminho da Terral Natural para o rosto, de May Chang.
  5. Por último eu passo protetor solar.

À noite eu lavo bem o rosto e passo alguma casca de fruta – manga, mamão, abacate… a fruta que tiver. A Carol Cronemberger contou aqui pra gente que as frutas são super hidratantes. O podcast que fizemos com ela está aqui.

Dormir bem também faz muito bem para a pele! Pode perguntar para qualquer dermatologista! 🙂

Qual testamos?

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu email para receber um boletim muito especial sobre sustentabilidade ♡

* campo obrigatório