Como o natal é sempre na casa dos nossos pais, ano passado nós decidimos fazer uma campanha entre os familiares para abolir os embrulhos. A Carol fez uma arte super bacana pedindo para as pessoas evitarem embrulhos desnecessários e usarem apenas o mínimo, como apenas laços de fita (que podem ser reutilizados). Assim, nós estaríamos fazendo a nossa parte para reduzir a quantidade de lixo que se acumula nesta época do ano e até economizando dinheiro e trabalho, já que depois teríamos que sair recolhendo os embrulhos pela casa como todo ano. A campanha deu super certo! A quantidade de embrulhos não zerou, mas diminuiu muito. Foi muito mais fácil limpar os resquícios de natal. Essa é a dica número um.

2. Árvore de natal:

Dá para fazer duas coisas, ambas legais. A primeira é pegar uma árvore ou planta que você já tenha em casa e enfeitá-la com luzinhas e fitas. Dá pra achar muita ideia bacana, é só buscar naquele site Pinterest. A outra opção é alugar uma lindona de garrafas pet, como fez a Mari. Ela alugou pela empresa Criar & Criar, uma construída a partir de 300 garrafas pet que iam para o lixo. Depois do natal ela devolve. Simples, né?

3. Faça seu próprio presente:

Nós fizemos um post só de dicas do que fazer, tem desde vasinho de planta até granola caseira. Veja o post aqui.

4. Se for comprar presentes, prefira de pequenos produtores.

Priorize marcas pequenas, são as lojinhas de rua e os pequenos produtores que fazem a economia girar de forma mais justa. Dê preferência ao trabalho deles. Se você mora em São Paulo, algumas dicas de onde encontrar artesanato e produtinhos naturais são na rua Augusta (ir descendo sentido Centro – há uma porção de feirinhas e galerias, inclusive a primeira loja lixo zero do Brasil, a Mapeei) e na Benedito Calixto tem a galeria Como Assim . Além disso, nessa época do ano pipocam feiras legais, como o Mercado Manual, Jardim Secreto e muitas outras. O insta @circuitodasfeiras tem várias dicas.

5. Nem pense em usar descartáveis na festa de natal!

Se for tomar cerveja vá de lata, se for servir drinks use copos de vidro ou de papel, se servir cafezinho, gaste sua porcelana.

6. Faça uma limpa no seu guarda-roupas

E dê de presente roupas que estão em ótimo estado, mas você simplesmente não usa. Desapegue! Outra área da casa que pode rolar um desapego são as estantes de livro. Pegue aquele livro que você leu e amou e dê de presente!

7. Não exagere na ceia para não ficar sobrando comida.

Calcule a quantidade de familiares com carinho e, se sobrar, dê para os convidados levarem também, ou ainda para todos que ajudaram a ceia. Evite desperdícios.

Converse com a família para disseminar a consciência sustentável. O que a gente sempre fala para as pessoas: é melhor milhares de pessoas fazendo o que podem para ajudar o Planeta do que pouca gente sendo impecável. Vamos espalhar a ideia das microrrevoluções!

 

Qual testamos?

Árvore de natal – Criar & Criar Art Design

Loja Lixo Zero (com presentes bacanérrimos) – Mapeei 

Circuito da feiras

 

Deixe seu depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *