Aqui vão algumas dicas fáceis para tornar a sua cozinha mais sustentável. Neste caso mais sustentável é: com menos desperdício, menos plástico, menos lixo e mais orgânicos e alimentos frescos.
- Ao fazer compras, leve sua ecobag e recuse sacolas plásticas sempre
- Também na hora da compra, valorize embalagens de materiais reutilizáveis como vidro ou metal ou recicláveis como papelão e evite ao máximo embalagens plásticas. Faça tudo para não levá-las para casa!
- Reutilize seus vidrinhos para colocar ingredientes como amendoim, temperos, grãos, chás. Assim, você pode ir só completando seus vidrinhos em compras a granel
- Compre mais orgânicos (explicamos os benefícios aqui, aqui e aqui)
- Tenha uma horta em casa para ter temperos frescos, orgânicos e de graça!
- Coloque cenoura, pepino, beterraba, abobrinha ou brócolis num pote com água ao armazenar na geladeira – isso faz eles durarem mais
- Ao cozinhar beterraba, batata, cenoura na água, coloque a água usada em potes e congele – ela pode ser usada depois para dar sabor aos seus refogados
- Troque sua esponja tradicional – pouco reciclada e feita com plástico, por bucha vegetal (uma planta trepadeira, que decompõe)
- Jogue talos, sementes e cascas na composteira para reduzir o seu lixo em 50% ou, se você não tiver uma, alguns restos como casca de ovo são adubo para plantas e dá para colocar em vasos!
- Evite papel alumínio e papel filme, para embalar alimentos e cobrir pratos. Eles vão acabar no lixão ou aterro. Nós trocamos por toquinhas de pano ou de cera de abelha (que são reutilizáveis), ou até de silicone. Existem várias opções no mercado, o importante é escolher um produto e cuidar para durar e não virar lixo.
- Troque seus produtos de cozinha por um único, que seja biodegradável para não poluir as águas nem trazer ingredientes tóxicos pra sua casa. Nós temos marcas que adoramos (escreve pra gente se quiser que respondemos), mas também gostamos de fazer os nossos produtos, como o multiuso.